Projeto de João Mendes garante reserva de vagas nas praças de alimentação

Projeto de João Mendes garante reserva de vagas nas praças de alimentação

Projeto determina a reserva de vagas nas praças de alimentação dos shopping’s, restaurantes, galerias, cinemas, teatros, estádios, clubes e lanchonetes.

 

Rio de Janeiro (RJ) – Idosos, gestantes e pessoas com deficiência necessitam de ambientes livres para usufruir de seu direito de ir e vir. Visando facilitar o acesso deste público a diversos estabelecimentos comerciais, o vereador João Mendes de Jesus (PRB-RJ) apresentou o Projeto de Lei 1.282/2015, que determina a reserva de vagas nas praças de alimentação dos shopping’s, restaurantes, galerias, cinemas, teatros, estádios, clubes e lanchonetes.

De acordo com o PL, fica reservado o percentual de cinco por cento das vagas em determinados estabelecimentos comerciais para idosos, gestantes e pessoas com deficiência. As vagas reservadas deverão ser identificadas por avisos ou por alguma característica que os diferencie dos assentos destinados ao público em geral. Em caso de descumprimento, o estabelecimento infrator estará sujeito às penas de advertência, multa de mil reais, podendo ser dobrada em caso de reincidência e suspensão da licença de funcionamento do estabelecimento até a regularização no atendimento.

O parlamentar republicano ressalta que é dever do Poder Público incentivar a inclusão social, oferecendo oportunidades de acesso a todos os cidadãos. “Infelizmente, a dificuldade de locomoção pode, muitas vezes, condenar o deficiente a viver trancado em sua casa, por ser o lugar mais confortável e seguro. O direito à acessibilidade e ao atendimento prioritário é fundamental para permitir que idosos, gestantes e pessoas com deficiência possam frequentar locais públicos e de entretenimento, além de desfrutar do convívio social”, argumentou João Mendes, acrescentando. “A lei visa garantir aos idosos, portadores de deficiência e gestantes o direito de terem um atendimento prioritário em virtude das suas condições físicas”.

Texto: Ascom / vereador João Mendes de Jesus
Foto: Portal EBC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest