Projeto de João Mendes de Jesues garante reserva de vagas nas praças de alimentação

Projeto de João Mendes garante reserva de vagas nas praças de alimentação

Projeto determina a reserva de vagas nas praças de alimentação dos shopping’s, restaurantes, galerias, cinemas, teatros, estádios, clubes e lanchonetes

Rio de Janeiro (RJ) – Idosos, gestantes e pessoas com deficiência necessitam de ambientes livres para usufruir de seu direito de ir e vir. Visando facilitar o acesso deste público a diversos estabelecimentos comerciais, o vereador João Mendes de Jesus (PRB-RJ) apresentou o Projeto de Lei 1.282/2015, que determina a reserva de vagas nas praças de alimentação dos shopping’s, restaurantes, galerias, cinemas, teatros, estádios, clubes e lanchonetes.

De acordo com o PL, fica reservado o percentual de cinco por cento das vagas em determinados estabelecimentos comerciais para idosos, gestantes e pessoas com deficiência. As vagas reservadas deverão ser identificadas por avisos ou por alguma característica que os diferencie dos assentos destinados ao público em geral. Em caso de descumprimento, o estabelecimento infrator estará sujeito às penas de advertência, multa de mil reais, podendo ser dobrada em caso de reincidência e suspensão da licença de funcionamento do estabelecimento até a regularização no atendimento.

O parlamentar republicano ressalta que é dever do Poder Público incentivar a inclusão social, oferecendo oportunidades de acesso a todos os cidadãos. “Infelizmente, a dificuldade de locomoção pode, muitas vezes, condenar o deficiente a viver trancado em sua casa, por ser o lugar mais confortável e seguro. O direito à acessibilidade e ao atendimento prioritário é fundamental para permitir que idosos, gestantes e pessoas com deficiência possam frequentar locais públicos e de entretenimento, além de desfrutar do convívio social”, argumentou João Mendes, acrescentando. “A lei visa garantir aos idosos, portadores de deficiência e gestantes o direito de terem um atendimento prioritário em virtude das suas condições físicas”.

Texto: Ascom / vereador João Mendes de Jesus
Foto: Portal EBC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!