Projeto de conservação e uso racional de águas é aprovado em São Leopoldo

25_09_13_destaque05_rs_armando_mota_uso_consciente_da_agua_projeto_aprovado

São Leopoldo (RS) – O projeto proposto pelo vereador Armando Motta (PRB), que institui o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional de Águas em Edificações e dá outras providências foi aprovado ontem na sessão ordinária dessa última quinta, dia 19 de setembro, na Câmara Municipal gaúcha de São Leopoldo.

Motivado pelas solicitações federais de legislação sobre o tema, devido à ameaça de crise mundial nos recursos hídricos, o projeto institui medidas que promovem a conservação e o uso racional da água em edificações e agricultura urbana, assim como a utilização de fontes alternativas de captação. Incentiva a conscientização dos usuários no combate ao desperdício de água e ressalta a importância do uso racional da água como forma preventiva de enchentes e de racionamento.

Entre os convidados para palestrar estava o engenheiro Mauro Barcellos e a bióloga Mariana Germano – da Luftech Soluções Ambientais Ltda, empresa que faz o reuso das águas servidas em unidades educacionais, hospitalares e residenciais, conseguindo um reaproveitamento de 80% a 90%. Também palestrou o mestrando Rodrigo Fontana, do LIAU (Laboratório de Inteligência de Ambiente Urbano) da UFRGS, que fez uma exposição sobre a questão da sustentabilidade; e a professora Ana Cristina Garcia, coordenadora do curso de Gestão Ambiental da Unisinos, que explanou sobre a situação da bacia hidrográfica do Sinos. Como também, o especialista em direito ambiental pela UFRGS, Álvaro Lanner, que falou sobre a importância de medidas do poder público sobre a questão.

A iminente crise de abastecimento de água é um problema em nível mundial, que também afeta o Brasil. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), se os atuais padrões de consumo se mantiverem, e não forem criadas fontes alternativas para captação de água, em 2025, um terço da população mundial não terá acesso à água potável.

Embora exista grande quantidade de água na Terra, de fato, somente uma porção pequena está disponível para o consumo humano. E diante dos padrões de consumo atuais, a escassez da água é uma questão que preocupa a maioria dos países.

Mesmo o Brasil, que conta com cerca de 12% da água doce disponível no mundo, está sujeito a uma crise hídrica, dada a disparidade na distribuição, pois mais de 80% de todo o volume de águas superficiais disponíveis no país encontra-se na região amazônica e os 20% restantes estão distribuídos por todo o país, de maneira pouco uniforme, e se destinam a abastecer aproximadamente 95% da população brasileira.

Em nível nacional, a Lei Federal n° 9.433/1997, que estabelece os fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), reconhece expressamente que a água é um recurso natural limitado, que deve ser conservado. Portanto, a adoção de medidas para a conservação e o uso racional da água, a utilização de fontes alternativas e a criação de políticas públicas de educação ambiental para a conscientização dos usuários sobre a necessidade de preservação desse recurso natural são de fundamental importância para assegurar à atual e às futuras gerações a disponibilidade de água em padrões de qualidade.

Em maio de 2012, a ANA (Agência Nacional de Águas), publicou um chamamento público em que estabelece que toda cidade brasileira deve contar com lei ou projeto de lei municipal de conservação e uso racional da água ou lei ou ato normativo municipal equivalente.

“Por esse motivo, o projeto foi criado e levado à votação. É algo que precisa contar com a participação de toda a sociedade para sua implantação efetiva. Conto com o auxílio de todos para que possamos ampliar a discussão que afeta não apenas nosso cotidiano, mas as futuras gerações.”, defende Motta.

Fonte e foto: Ascom Armando Motta

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest