Projeto de Anna Carolina prevê contratação obrigatória de guias de turismo

Projeto de Anna Carolina prevê contratação obrigatória de guias de turismo

A republicana ressalta que Itajaí tem recebido cada vez mais turistas, principalmente durante o verão.

 

Itajaí (SC) – A vereadora de Itajaí, Anna Carolina Martins (PRB-SC), apresentou projeto de lei que prevê a obrigatoriedade da contratação de guias pelas agências de viagem ou transportadoras turísticas em passeios, excursões e afins que tenham partida ou chegada previstas em Itajaí. “O Turismo tem que ser levado a sério. E para isto, temos que valorizar a profissionalização do setor. O motorista está preparado para dirigir, não para guiar”, argumenta a vereadora.

A republicana ressalta que Itajaí tem recebido cada vez mais turistas, principalmente durante o verão, quando aportam vários navios no píer turístico municipal, aumentado a arrecadação para os cofres públicos e movimentado o comércio local e a prestação de serviços. “E justamente para garantir este espaço num mercado tão competitivo, que é o turismo, é preciso elevar a qualidade no atendimento aos visitantes”, disse.

Anna Carolina destaca que o guia de turismo regularizado e apto – com credencial emitida pelo Ministério do Turismo/Cadastrur – deverá exercer as atividades de acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos turísticos (com cinco ou mais turistas) em qualquer deslocamento pelos points turísticos do país.

O projeto tramita  nas comissões do Legislativo. Caso seja aprovado em plenário e transformado em lei, as agências e transportadoras turísticas terão prazo de 60 dias para se adaptarem (contando a partir da sanção do Poder Executivo). O descumprimento terá como penalidades: advertência, multa de cinco Unidades Fiscal do Município (UFM) – pouco mais de R$ 600 – e até a suspensão da autorização de funcionamento até a que se adeque às normais previstas na lei. Toda arrecadação com possíveis multas deverá ser direcionada ao Fundo Municipal de Turismo.

 

Texto e foto: Ascom – vereadora Anna Carolina

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest