Projeto da vereadora Tânia Bastos é destaque no Diário da Câmara

Projeto da vereadora Tânia Bastos é destaque no Diário da Câmara

Projeto determina que sejam realizadas ações educativas, incluindo a família, que visem a conscientização sobre os tratamentos e formas de diagnóstico do autismo, principalmente o precoce

 

Rio de Janeiro (RJ) – Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Com o objetivo de minimizar o desconforto dos que sofrem da disfunção, a vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) apresentou o Projeto de Lei nº 297/2013, que institui no município programas e diretrizes que promovam a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

O texto determina que sejam realizadas ações educativas, incluindo a família, que visem a conscientização sobre os tratamentos e formas de diagnóstico do autismo, principalmente o precoce. O Poder Executivo terá que, por seu corpo especializado, promover ações de atendimento de acordo com o perfil psicossocial dos autistas atendidos, devendo ser estimulados e integrados nas áreas da educação e ensino profissionalizante, saúde, assistência social, transporte, moradia, lazer e trabalho, entre outras.

Órgãos competentes deverão realizar palestras e seminários acerca do tema a fim de capacitar líderes comunitários a um atendimento multiprofissional. A rede de saúde promoverá a realização de consultas, exames e distribuição de medicamentos e nutrientes para prevenção e tratamento do autismo. Já a rede de educação terá que criar mecanismos de atendimento às necessidades dos alunos autistas.

Segundo Tânia Bastos, a proposição tem o intuito de cumprir a Lei Federal nº 12.764/2012, com vistas a estimular a inclusão social das pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista. Com programas desenvolvidos em várias áreas, buscaremos dar efetividade aos direitos dos autistas reconhecidos na lei federal. “Esta é uma oportunidade para o Rio de Janeiro seguir as diretrizes da Lei Federal e promover uma inclusão efetiva”, observou a parlamentar.

Fonte: Ascom – Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!