Presidente do Procon Carioca conversa com internautas ao vivo no Facebook

“O Procon Carioca é o advogado do povo e busca ajudar o consumidor da melhor maneira possível”, disse o presidente do órgão, Jorge Braz (PRB)

Publicado em 22/6/2017 - 00:00

Presidente do Procon Carioca conversa com internautas ao vivo no Facebook
Presidente do órgão municipal, Jorge Braz (PRB) conversou com os participantes, tirou dúvidas e deu dicas sobre os cuidados que se deve ter ao adquirir um produto ou contratar um serviço

Rio de Janeiro (RJ) – Os seguidores do Facebook da prefeitura do Rio conheceram, na tarde de terça-feira (20), o trabalho do Procon Carioca, órgão municipal que atua para fazer valer o direitos dos consumidores. Em uma live que durou cerca de 30 minutos e que foi acompanhada por dezenas de internautas, o presidente do órgão municipal, Jorge Braz (PRB), conversou com os participantes, tirou dúvidas e deu dicas sobre os cuidados que se deve ter ao adquirir um produto ou contratar um serviço. Entre os problemas apresentados pelos seguidores da página, os mais relatados foram sobre falha na prestação de serviço e dúvidas sobre troca de mercadorias em lojas físicas e virtuais.

“O Procon Carioca é o advogado do povo e busca ajudar o consumidor da melhor maneira possível. Existem aqueles que conseguem se defender sozinhos e não precisam da nossa ajuda, mas muitas pessoas não conseguem solucionar o problema e nos procuram. O que não podemos resolver são as questões de má fé, de crime, pois não temos poder de polícia. O Procon Carioca existe para resolver problemas de relação de consumidores”, esclareceu o presidente do órgão.

Outro assunto que recebeu destaque na transmissão foi o projeto “Procon Carioca nos Bairros”, serviço itinerante através do qual vans equipadas e adaptadas realizam atendimentos em várias regiões da cidade, registrando reclamações e esclarecendo dúvidas sobre os direitos e deveres do consumidor. Nesta semana, até esta quinta-feira (22), o serviço está em Madureira. “A cada semana atuamos em bairros diferentes. O consumidor, para registrar uma reclamação, precisa levar identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante do produto ou serviço contratado, entre outros. Para aqueles que desejam denunciar um estabelecimento que trabalhe com produtos indevidos, se tiver fotos nos ajudará mais ainda. Munidos desse material, enviaremos fiscais ao estabelecimento para que o problema seja resolvido”, disse Jorge Braz.

Enquanto respondia às perguntas dos internautas, Braz ressaltou que não é intenção do órgão fechar um estabelecimento. O trabalho do Procon Carioca é, acima de tudo, educativo. “Não é esse o nosso objetivo. Queremos, na verdade, que se abram mais estabelecimentos. O que fazemos é interditar e orientar. Uma vez sanado o problema, o estabelecimento nos comunica e reabrimos” ressaltou.

O presidente do Procon Carioca também tirou dúvidas relacionadas à cobrança de 10% nos bares e restaurantes – o que não é obrigatório pagar – e a renegociação de dívidas. Sobre essa última, Braz informou que o órgão realiza periodicamente mutirões de renegociação de dívidas com resultados positivos. Sobre a questão da troca de mercadorias, o consumidor que adquire um produto em lojas virtuais tem o direito da troca após sete dias, mesmo que o mesmo não apresente defeito. Em caso de lojas físicas, o estabelecimento não é obrigado a trocar o produto sem defeito.

Além de ações itinerantes em diversas regiões da cidade, o Procon Carioca atende através da Central de Atendimento da Prefeitura (telefone 1746, opção 7), pelo site 1746, através da página oficial do órgão e pelas redes sociais Facebook e Twitter: @ProconCarioca.

Durante a transmissão, o internauta Gleison Santana destacou a importância da comunicação entre governo e população: “Muito boa essa iniciativa em interagir com a sociedade”.

Texto e foto: Ascom – prefeitura do Rio de Janeiro

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