Prefeitura trabalha no combate à violência doméstica em Parnamirim (RN)

Prefeitura trabalha no combate à violência doméstica em Parnamirim (RN)

“A violência doméstica é uma realidade em nossa sociedade e não podemos ficar de braços cruzados diante desta situação”, disse o prefeito Rosano Taveira

Parnamirim (RN) – Neste mês é comemorado o “Agosto Lilás”. A campanha tem como objetivo chamar a atenção ao combate à violência contra a mulher e a importância da denúncia aos agressores. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza diariamente atividades, com o objetivo de reduzir os números de violência e conscientizar a população sobre o problema.

O prefeito Rosano Taveira (PRB) falou sobre a importância da mobilização “A violência doméstica é uma realidade em nossa sociedade e não podemos ficar de braços cruzados diante desta situação. Devemos chamar a atenção da população para essa causa”, explicou.

Em 2017 o município registrou 41 denúncias de violência contra a mulher, 58% dos casos foram de agressões físicas. O Núcleo de Controle e Monitoramento de Denúncias de Violência em Parnamirim trabalha com a averiguação das queixas registradas no município. O serviço foi criado em 2014, inicialmente o trabalho era receber os casos de violência contra crianças e adolescentes, mas em 2016 o serviço foi ampliado e passou a coletar acusações de agressão contra mulheres e idosos.

As queixas são registras pelo disque 100, ou através do número 180. As denúncias são repassadas para o núcleo, que avalia os casos e encaminha as vítimas para os setores responsáveis. “O serviço foi criado para dar celeridade às averiguações. Após investigar, encaminhamos as vítimas para a rede de atendimento, onde elas podem receber ajuda e orientação”, explicou a coordenadora do núcleo, Erika Luciana.

Os casos de violência contra a mulher são encaminhados ao Centro de Referência Especializado na Assistência Social (Creas). O órgão trabalha para garantir que os direitos da população não sejam violados. No centro as vítimas recebem atendimentos psicológicos, para analisar os traumas da violência, e jurídicos, para assessorar casos de divórcio ou direitos negados.

O Creas também oferece oficinas para as famílias vítimas da violência. Os homens agressores participam de atividades sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino. O objetivo é fazer homens e mulheres entenderem quando agressão começa e a importância dela ser combatida.

Titular da Semas, Elienai Cartaxo destacou a importância da denuncia nos casos de violência “Existem várias formas de agressão e todas elas devem ser combatidas. Não podemos nos calar diante de casos de violência”, concluiu.

2° Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar de Parnamirim

Dentro da programação do “Agosto Lilás”, a prefeitura realizará o 2° Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar de Parnamirim. O evento será realizado no próximo dia 25, no auditório do Centro Administrativo. Durante o seminário serão realizadas palestras de empoderamento feminino. A prefeitura também recebeu uma iluminação na cor lilás durante todo o mês de agosto para apoiar a campanha.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Parnamirim

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest