Prefeitura do Rio premia vencedores da Copa Nave Games

Prêmios foram entregues pelo prefeito Marcelo Crivella e pela secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Clarissa Garotinho

Publicado em 25/4/2017 - 00:00

marcelo-crivella-prb-clarissa-garotinho-prb-prefeitura-do-rio-premia-vencedores-da-copa-nave-games-foto-cedida-25-04-17
Prêmios foram entregues pelo prefeito Marcelo Crivella e pela secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Clarissa Garotinho

Rio de Janeiro (RJ) – Depois de um mês de disputas entre mais de 1,7 mil competidores, foram conhecidos no último domingo (23) os campeões da Copa Nave Games, torneio que reuniu participantes do projeto Nave do Conhecimento, da Prefeitura do Rio, sob gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI). A grande final foi realizada no Riocentro, como parte da programação do Geek & Game Rio Festival 2017.

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) visitou o festival, cumprimentou os participantes no estande da SMDEI e, junto com a secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Clarissa Garotinho (PRB), entregou os prêmios aos campeões da Copa Nave.

marcelo-crivella-prb-clarissa-garotinho-prb-prefeitura-do-rio-premia-vencedores-da-copa-nave-games-foto-cedida-25-04-17-03“Os games são uma febre, e estão tomando esta juventude que traz em seu DNA o desejo de criar novos jogos. Por isso nós estamos oferecendo nas Naves do Conhecimento os cursos direcionados a esta atividade econômica. Com a criatividade do povo brasileiro, certamente revelaremos nesta atividade mais e novos grandes nomes profissionais. Nossa juventude se despertou para este novo conhecimento, com talento, criatividade, sem cair nas armadilhas da violência, e os jovens que participaram da Copa Nave Games mostram que sempre é possível ser vencedor na vida”, avaliou o prefeito do PRB.

A secretária republicana Clarissa Garotinho comentou a importância deste mercado para a economia carioca e se disse feliz com o interesse despertado nos jovens.

“O Rio aparece na lista dos 10 maiores consumidores de games, mas não figuramos na lista dos produtores. Hoje todo mundo gosta de games, então, podemos tornar isso uma coisa mais produtiva para a nossa economia local. As Naves do Conhecimento têm este papel de apresentar aos jovens da periferia opções para uma vida com mais qualidade, e isso inclui o estímulo e a introdução a profissões que resultem em empregos mais qualificados. A Prefeitura do Rio garante, com os cursos gratuitos, o acesso da população carioca a todo esse universo digital”, explicou Clarissa.

A primeira edição da Copa Nave Games teve como objetivo promover a inclusão digital e social dos jovens cariocas. A cultura geek e gamer, que reúne jovens que curtem jogos eletrônicos, histórias em quadrinhos, desenhos animados, filmes e séries de ficção e cosplay (fantasias de personagens), está entre os maiores mercados de consumo jovem do mundo.

O dia do vencedor do game Holodrive, Ricardo Wesley, de 21 anos, da Nave do Conhecimento de Santa Cruz, começou cedo para treinar. Com a conquita do campeonato, disse se sentir mais motivado para fazer cursos.

“Acordei cinco horas da manhã pra dar aquela aquecida e ao longo do mês treinei certamente mais de 80 horas. Cheguei aqui pensado em ganhar”, contou Wesley, que começou a frequentar o projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação por influência de amigos.

Acreditando que havia muitos competidores melhores do que ele, Gabriel Cícero, da Vila Aliança, disse que precisou superar primeiro a ansiedade na noite anterior até encarar os adversários durante todo o dia no Pro Evolution Soccer (PES). Ele é mais um que frequenta a Nave para acessar a internet e socializar.

“É bom ter um lugar pra relaxar e poder fazer cursos de Inglês, Informática e de Criação de games”, comentou Gabriel.

Já o vencedor da categoria Mario Kart, Ayrton Miguel, de Santa Cruz, estava feliz em ter alcançado o titulo na primeira vez que participou de uma competição. 

“Foi minha estreia, e já consegui o título. Agora vou correr atrás de outras competições, e vou me preparar melhor com os cursos da Nave do Conhecimento, porque o mais importante é sempre estar melhorando”, disse.

Os campeões de cada categoria levaram pra casa um XBox One e vouchers para compras na loja virtual Nuuvem. Os segundos colocados ganharam Headsets, fones de ouvido usados por atletas profissionais de esportes eletrônicos. Todos os 54 finalistas ganharam o game A Lenda do Herói, produzido em estúdio no Rio de Janeiro.

A Copa Nave Games também funcionou como evento de lançamento do primeiro Curso de Game Design a ser oferecido nas Naves do Conhecimento, cujo primeiro módulo, ‘Introdução ao Desenvolvimento de Games’, iniciado em abril, já conta com 270 alunos nas nove naves. A nova programação faz parte da reestruturação destes equipamentos pela nova gestão municipal, com inclusão da Economia Criativa na pauta didática.

Fonte e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend