Prefeitura de Iguatu implanta novo piso salarial para Agentes de Saúde

O objetivo é proporcionar a valorização dos profissionais de saúde.

Publicado em 16/10/2014 - 00:00

Prefeitura de Iguatu implanta novo piso salarial para Agentes de Saúde
O objetivo é proporcionar a valorização dos profissionais de saúde.

 

Iguatu (CE) – Iguatu, município da Região Centro Sul, é a primeira cidade a implantar o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde. O valor de R$ 1.014, definido pelo Congresso Nacional, está sendo bancado com recursos próprios pela Prefeitura Municipal, já que o Governo Federal ainda não repassou nenhum recurso para a complementação salarial.

O prefeito Aderilo Alcântara (PRB-CE) destacou que tomou essa decisão, apesar das dificuldades financeiras do municípios, com o objetivo de proporcionar a valorização dos profissionais de saúde. “A lei foi sancionada em junho, mas até agora o governo não repassou nenhum centavo para que pudéssemos fazer a complementação. Tomei a iniciativa de assegurar a conquista, antecipando o valor a partir de setembro”, disse.

A presidente em exercício da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Socorro Bezerra de Lima, disse que a decisão do prefeito é um exemplo para os outros municípios. “Essa decisão do prefeito de Iguatu é um exemplo para o Ceará. Mesmo não tendo obrigação de fazer a complementação, ele foi sensível à nossa luta”, afirmou.

Iguatu tem 245 agentes de Saúde, dos quais 90 são do Estado e 155 são contratados pelo município. Para assegurar o pagamento do piso aos da rede estadual, o prefeito encaminhou para a Câmara Municipal um projeto de lei que autorizou o gestor a fazer a complementação salarial, por meio da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde. Os vereadores aprovaram por unanimidade a proposta.

 

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Iguatu

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend