Prefeitura de Cruzeiro vistoria mais de 100 imóveis em combate ao Aedes aegypti

Atividades terão continuidade nos bairros e nas escolas da rede de ensino local

Publicado em 18/2/2016 - 00:00

Prefeitura de Cruzeiro vistoria mais de 100 imóveis em combate ao Aedes aegypti
Atividades terão continuidade nos bairros e nas escolas da rede de ensino local.

 

Cruzeiro (SP) – Por determinação da prefeita Ana Karin (PRB-SP), a Prefeitura de Cruzeiro, em São Paulo, vistoriou mais de 100 imóveis no sábado (13), durante as ações alusivas ao “Dia Nacional de Combate à Dengue, ao Zika Vírus e à Febre Chikungunya”. Coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente e pela Vigilância Epidemiológica, a atividade ainda contou com o apoio da Ecopav – Construção e Soluções Urbanas. A iniciativa continua a ser desenvolvida nos bairros e na rede de ensino local.

Prefeitura de Cruzeiro vistoria mais de 100 imóveis em combate ao Aedes aegyptiPelo menos quatro mil focos de criadouros do Aedes aegypti foram eliminados pela equipe do Poder Executivo cruzeirense, formada, também, pela Guarda Civil Municipal (GCM), por agentes de controle de vetores e por autoridades sanitárias. Entre os locais, estavam mais de 90 imóveis de munícipes que acumulavam materiais inservíveis, recicláveis, lixo e/ou recipientes. O amontoado, na maioria dos casos, foi verificado nos quintais das residências e terrenos.

Segundo Ana Karin, os mutirões prosseguirão em Cruzeiro nas próximas duas semanas ainda de forma incisiva. Contudo, em se tratando de dengue, de zika vírus e da febre egypti, a ação preventiva é contínua, inclusive na periferia e nas escolas da rede municipal de Educação. A empresa Ecopav auxiliou no mutirão promovido no final de semana e que contabilizou a retirada e o descarte devido de toneladas de material inservível e de demais resíduos:

“A cidade aderiu ao ‘Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti’, mosquito que transmite várias doenças, incluindo a dengue, o zika vírus e a chikungunya. Muito entulho e lixo foram retirados das casas, mas é importante reiterar que as visitas continuam. Ao mesmo tempo, estamos empenhados em vistoriar terrenos baldios, áreas públicas e as escolas, onde estão as crianças e os jovens, importantes formadores de opinião”, complementa a gestora do PRB.

Trabalharam na iniciativa 60 servidores. O grupo visitou os bairros Vila Batista, Vila Bionde, Itagaçaba e Vila dos Operários.

Segundo a secretária de Saúde de Cruzeiro, a médica Ana Inês Costa Silva Chaves, durante todo o mês de janeiro deste ano foram percorridos 8.533 imóveis da cidade, dos quais 6.342 foram devidamente vistoriados, restando um total de 2.191 que serão, dentro dos próximos dias, visitados, já que, no tocante à ação, encontravam-se fechados, ou os agentes tiveram recusa por parte de seus moradores. “Em comparação com anos anteriores, as recusas em 2016 estão menores, o que representa aumento da conscientização das pessoas”, reforça.

Repelentes

Dentro da programação “Janeiro: Saúde o mês inteiro”, no último dia 21, a Prefeitura de Cruzeiro lançou a campanha “Zika Vírus – Aqui, Não!”. Permanente, o projeto tem como objetivo prevenir à microcefalia (ausência de desenvolvimento do cérebro da criança e que não tem cura). Segundo o Ministério da Saúde, o crescimento no número de casos em todo o País pode ter ligação direta com o zika, que é transmitido pela picada do Aedes aegypti.

Os insetífugos são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Para adquirir o produto, a grávida deve fazer cadastro no programa de pré-natal da rede municipal. De imediato, ela tem acesso ao composto, que continua a ser fornecido até o fim da gravidez.

 

Fonte e foto: Ascom – Prefeitura de Cruzeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend