Prefeitura de Cruzeiro (SP) distribui repelentes e camisetas de manga longa para grávidas

Prefeitura de Cruzeiro (SP) distribui repelentes e camisetas de manga longa para grávidas

Mais de cem gestantes participaram do lançamento da campanha

 

Cruzeiro (SP) – Mais de cem grávidas atendidas pela rede municipal de Saúde de Cruzeiro (SP) participaram do lançamento oficial da campanha “Zika Vírus – Aqui, Não!”, realizado na manhã da última quinta-feira (21) no Ambulatório Regional de Especialidades (Av. Minas Gerais, 500, II Retiro da Mantiqueira). Inédito na região do Vale do Paraíba e no Brasil, a campanha permanente tem como objetivo prevenir a microcefalia (doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, o que prejudica o seu desenvolvimento mental). Segundo o Ministério da Saúde, o crescimento no número de casos em todo o País pode ter ligação direta com o zika vírus, que é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti, vetor, também, da dengue, de febre amarela e do chikungunya.

Ao lado da chefe da pasta de Saúde de Cruzeiro, a médica Ana Inês Costa Silva Chaves, a prefeita Ana Karin Dias Almeida Andrade (PRB-SP) recebeu o primeiro palestrante da campanha, o ginecologista Neil Riani. Na oportunidade, o médico falou sobre as características da microcefalia, sobre a importância do pré-natal e como é possível evitar que enfermidades sejam transmitidas por meio da picada do aedes aegypti. O especialista não deixou de valorizar o uso de camisetas de manga longa por parte das futuras mães e de repelentes:

“Não ter criadouros do mosquito em casa é imprescindível, ou seja, tudo o que facilitar o acúmulo de água deve ser retirado. O aedes aegypti se reproduz onde há água parada. É bom, ainda, não deixar expostas partes do corpo que podem ser picadas pelo mosquito. A adoção, nesses casos, de repelente, também é essencial. Inclusive, Cruzeiro sai na frente ao fazer a distribuição gratuita do produto para as mulheres que são atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS). Vale, inclusive, lembrar que muitas gestantes não têm condições de comprar um repelente, ou, muitas vezes, não sabem qual composição podem usar”, reforçou Riani.

Outras ana-karin-prb-campanha-contra-microcefalia-foto3-wesley-rineiro-22-01-16ações referentes à microcefalia serão promovidas no município, conforme adiantou a coordenadora do programa “Saúde da Mulher” de Cruzeiro, Marilda Uchoas Ferreira. Ela reforçou, inclusive, que, a partir de então, a campanha em combate à doença é permanente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 h, não só quanto às orientações, mas, também, no que reside ao acolhimento personalizado às gestantes. “Também iremos dar continuidade à distribuição dos repelentes para as gestantes da cidade. Para adquirir o insetífugo, a grávida deve fazer cadastro no programa de pré-natal da rede municipal de Saúde. De imediato, ela vai ter acesso ao produto, que é certificado pelo Ministério da Saúde. Após essa primeira etapa e de posse do cadastro da paciente, a rede básica municipal continuará fornecendo o composto para a gestante, principalmente àquelas que estão no início da gravidez”, explicou.

ana-karin-prb-campanha-contra-microcefalia-foto2-wesley-rineiro-22-01-16Durante seu discurso, a prefeita republicana Ana Karin destacou que a campanha ainda vai abarcar a visita de equipes da Secretaria Municipal de Saúde às residências das futuras mamães cadastradas para o devido acompanhamento. “Em paralelo, nossa Vigilância Sanitária está trabalhando de forma incisiva para supervisionar locais, inclusive áreas públicas, que possam se tornar criadouros do aedes aegypti. Uma das vítimas do mosquito é a grávida, que, uma vez infectada, põe em risco a saúde e o desenvolvimento do seu bebê, todo o seu futuro. Então, é para ela, de forma especial e personalizada, que estamos falando. Por outro lado, essas gestantes ser tornam agentes multiplicadoras de novos hábitos que podem salvar vidas e combater o zika vírus”, complementou.

Texto: Rafael Rodrigues / Carla Fiamini – Ascom – Prefeitura de Cruzeiro (SP)
Fotos: Wesley Ribeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest