Prefeitura de Cruzeiro (SP) dá início à campanha permanente de prevenção à microcefalia

Prefeitura de Cruzeiro (SP) dá início à campanha permanente de prevenção à microcefalia

Campanha será lançada nesta quinta-feira, às 9h

 

Cruzeiro (SP) – De forma inédita no Brasil, Cruzeiro (SP), município do Vale do Paraíba, dará início, nesta quinta-feira (21), a uma campanha permanente de prevenção à microcefalia. O público-alvo das ações são as gestantes da cidade administrada pela prefeita Ana Karin Dias Almeida Andrade (PRB-SP). O lançamento oficial está marcado para às 9h, na Casa do Adolescente, que funciona no Ambulatório Regional de Especialidade (ARE), localizado na avenida Minas Gerais, 500, II Retiro da Mantiqueira.

aedes-dengue-prb-campanha-prefeitura-de-cruzeiro-foto-agencia-brasil-20-01-16Uma palestra ministrada pelo ginecologista Neil Riani vai marcar o início da campanha. Na oportunidade, o médico vai falar sobre a possível ligação entre o zika vírus e os inúmeros casos de microcefalia (ausência de desenvolvimento do cérebro e que não tem cura) registrados por todo o Brasil, modos de prevenção, a importância do pré-natal e como evitar que essa e outras enfermidades sejam transmitidas por meio da picada do aedes aegypti, que também é vetor de dengue, febre amarela e chikungunya.

A coordenadora do programa “Saúde da Mulher” da cidade, Marilda Uchoas Ferreira, explica que, na palestra desta quinta, as gestantes serão orientadas a evitar o contato com o mosquito e, consequentemente, a contaminação, adotando cuidados em casa, o uso de repelente e de roupas de manga comprida, por exemplo, imprescindível para os primeiros três meses de gestação. Após o lançamento, o trabalho terá continuidade, de forma frequente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que atendem à população de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 h.

“Acredito que sejamos um dos primeiros municípios do Brasil a adotar uma ação contínua, o que é necessário, tendo em vista que, os dados mais recentes do Ministério da Saúde dão conta de que, desde o início do monitoramento de microcefalia no País, foram registrados 3.530 casos que podem ter origem no zika vírus”, observa Marilda.

Entre as atividades a serem desenvolvidas estão exposições, orientação personalizada na rede básica e a distribuição de repelentes são algumas das iniciativas que serão realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Em paralelo, nossa vigilância sanitária está trabalhando de forma incisiva para supervisionar locais, inclusive áreas públicas, que possam se tornar criadouros do mosquito que transmite essas doenças. Nós, como agentes públicos, temos responsabilidade quanto ao assunto e, assim, temos de colocar em prática ações que possam minimizar e combater essa triste situação. Hoje, a maior vítima é a grávida, que, uma vez infectada, põe em risco a saúde e o desenvolvimento do seu bebê, todo o seu futuro. Então, é para ela, de forma especial e personificada, que vamos falar. Todas as gestantes serão, na verdade, agentes multiplicadoras de novos hábitos que podem salvar vidas e combater o zika vírus”, declarou a prefeita republicana Ana Karin.

A médica Ana Inês Costa Silva Chaves, secretária de Saúde de Cruzeiro, explica que, apesar de não haver confirmação oficial de que esses registros tenham ligação direta com a doença transmitida pelo aedes aegypti, a União divulgou resultados de investigação laboratorial de quatro casos de óbitos ocorridos no Rio Grande do Norte, com direito à má formação congênita e que tiveram relação com o zika:

“Em Cruzeiro, a prevenção e o combate às doenças são prioridades. Assim, as autoridades em Saúde do município estão lançando, de forma pioneira no Estado e no Brasil, um programa voltado, exclusivamente, à orientação das gestantes. Precisamos eliminar criadouros, manter portas e janelas fechadas ou teladas e nos informarmos, sempre. Nossas ações também vão contemplar, futuramente, a distribuição de repelentes para as grávidas”, complementa a chefe da pasta.

Texto: Rafael Rodrigues e Carla Fiamini / Ascom – Prefeitura de Cruzeiro
Foto: Wesley Ribeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest