Prefeitura de Barra do Piraí (RJ) decreta intervenção na diretoria da Santa Casa

Republicano destaca que, tão logo o interventor escolhido assuma os rumos do hospital, a primeira atitude será colocar os salários de médicos e demais funcionários em dia

Publicado em 21/2/2017 - 00:00

Prefeitura de Barra do Piraí (RJ) decreta intervenção na diretoria da Santa Casa
Ainda na manhã desta segunda, todos os vereadores se reuniram com o prefeito, no gabinete, para serem comunicados a respeito da decisão

Barra do Piraí (RJ) – O prefeito Mario Esteves (PRB) assinou, na manhã desta segunda-feira (20), o decreto que determina intervenção na Casa de Caridade Santa Rita de Cássia, popularmente conhecida como Santa Casa. De acordo com o chefe do executivo, a medida foi tomada em virtude da situação crítica do hospital, que, mesmo depois de receber R$ 400 mil em repasse do governo, não quitou salários atrasados de médicos e funcionários. Os trabalhadores ameaçam fazer um pedido de demissão coletiva, caso nenhuma medida seja tomada no sentido de solucionar o problema. Com a intervenção, a prefeitura pretende pagar os funcionários o mais breve possível.

Segundo o procurador geral do município, Marcelo Macedo Dias, o decreto do Executivo tem força de lei. “O único caminho legal que a diretoria da Santa Casa terá para tentar reverter o quadro é a Justiça. No entanto, acreditamos que os órgãos fiscalizadores e tribunais tenham total ciência do cenário conturbado que cerca o hospital, sobretudo no aspecto financeiro, uma vez que, mesmo recebendo recursos públicos e privados, não consegue estabelecer um equilíbrio no caixa da instituição. É uma situação que se agrava, ano após ano, e que, infelizmente, requer uma atitude drástica como essa para, enfim, ter um desfecho positivo para a população”, avalia o advogado.

Já o prefeito faz questão de frisar que não existe nenhuma tentativa de “falar mais alto” do que a diretoria que administra, hoje, a Santa Casa. “O nosso intuito não é brigar com A ou B, mas, sim, lutar em defesa daquelas milhares de pessoas que necessitam, diariamente, ser atendidas no hospital pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Não queremos criar traumas e esperamos que os gestores da unidade tenham sensibilidade para compreender que, neste momento, o melhor para Barra do Piraí, para os pacientes e até para a Santa Casa é a intervenção do Executivo. Fui eleito para priorizar os interesses dos barrenses e é isso que estou fazendo”, explica Mario Esteves.

O republicano destaca que, tão logo o interventor escolhido assuma os rumos do hospital, a primeira atitude será colocar os salários de médicos e demais funcionários em dia. “É preciso fazer com a Santa Casa o mesmo que estamos fazendo na prefeitura: gestão, com a correta aplicação dos recursos públicos. O ralo de desperdício de dinheiro tem que ser fechado, de uma vez por todas. A prioridade é pagar os salários atrasados e garantir a prestação de serviços aos usuários do SUS. Repito: não se tratar de comprar briga com ninguém, não é isso que queremos. No entanto, faremos o que for preciso para salvar a Santa Casa”, garante o prefeito.

O decreto do Executivo prevê o afastamento de toda a diretoria que administra a Santa Casa, atualmente, e a nomeação de uma comissão interventora, que irá gerir a instituição, sendo um braço do poder público municipal dentro da unidade. É a primeira vez que um documento com esse teor é assinado em Barra do Piraí, no que tange ao hospital. Ainda na manhã desta segunda, todos os vereadores se reuniram com o prefeito, no gabinete, para serem comunicados a respeito da decisão.

Texto e foto: Ascom – prefeitura de Barra do Piraí

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend