Prefeitura de Barra do Piraí (RJ) assume compromisso de operar sirenes da Defesa Civil

Prefeito Mario Esteves afirmou garantiu que não medirá esforços para que a operação das máquinas, que servem para alertar à população, seja feita da forma correta

Publicado em 23/1/2017 - 00:00

mario-esteves-prb-reuniao-chefe-da-defesa-civil-foto-ascom-23-01-17
Prefeito Mario Esteves (PRB) recebeu, em seu gabinete, o coordenador da Regional de Defesa Civil (Redec), tenente-coronel Mauro Franzoni Junior

Barra do Piraí (RJ) – O prefeito Mario Esteves (PRB) recebeu, na última sexta-feira (20), em seu gabinete, o coordenador da Regional de Defesa Civil (Redec), Mauro Franzoni Junior. O tenente-coronel entregou ao chefe do executivo uma série de normativas para que o órgão a nível municipal se adeque à legislação vigente. O bombeiro informou ainda que as sirenes instaladas em pontos estratégicos do município, que estão desligadas desde o ano passado, serão reativadas, em breve, sob a responsabilidade do governo federal. A Defesa Civil de Barra do Piraí terá o compromisso apenas de operar os equipamentos.

Na reunião, Mauro perguntou ao prefeito se existia o interesse nas 15 sirenes, situadas em bairros como Oficina Velha, com maior risco de sofrerem com enchentes e cheias do Rio Paraíba do Sul. Mario Esteves afirmou que sim e garantiu que não medirá esforços para que a operação das máquinas, que servem para alertar à população, seja feita da forma correta.

O coordenador da Redec se colocou à disposição do município para colaborar na capacitação de agentes da Defesa Civil local. “Vamos trazer os nossos técnicos, da Defesa Civil do estado, para dar mais treinamento aos profissionais que atuam no órgão em Barra do Piraí. Temos que estar preparados para os próximos meses, período em que a incidência de chuvas fortes é usualmente maior, provocando, assim, eventuais riscos de deslizamentos de terra, enchentes, entre outros desastres naturais. A licitação para escolha da nova empresa que fará a manutenção das sirenes, por conta do governo federal, já está em andamento”, esclareceu.

Nos próximos dias, o prefeito vai fazer uma visita à Defesa Civil do município para determinar que todos os ditames apresentados por Mauro sejam rigorosamente seguidos, cumprindo às exigências de leis federais. “A Defesa Civil é um órgão de extrema importância, que responde pela proteção de vidas. Temos a nossa responsabilidade e vamos honrá-la. Esse respaldo da secretaria estadual de Defesa Civil, através da Redec Sul, é fundamental para nos dar um suporte ainda maior”, avaliou Mario Esteves.

Texto e foto: Ascom – prefeitura de Barra do Piraí

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend