Prefeito Marcelo Crivella visita Ciep em Jacarepaguá

Crivella esteve no Ciep Dr. Adelino de Palma Carlos, na Praça Seca,onde conheceu o trabalho desenvolvido pela escola com os alunos com deficiência

Publicado em 17/5/2017 - 00:00

Prefeito Marcelo Crivella visita Ciep em Jacarepaguá
“A visita a uma escola é sempre uma inspiração para nós. Afirmo de coração que vamos fazer de tudo para estar à altura do trabalho de vocês”, afirmou Crivella

Rio de Janeiro (RJ) – O Ciep Dr. Adelino de Palma Carlos, na Praça Seca, recebeu, na última segunda-feira (15), a visita do prefeito Marcelo Crivella (PRB), que conheceu o trabalho desenvolvido pela escola com os alunos com deficiência. A escola tem 34 alunos com algum tipo de deficiência – dez deles incluídos em turmas regulares e outros 24 distribuídos em classes especiais – e uma especificidade: lá trabalha uma agente especial, convocada em março deste ano, que é agente e, ao mesmo tempo, mãe de uma criança autista.

Os novos agentes começaram a chegar nas 1.537 escolas do município em março deste ano, para ajudar na integração de 14 mil alunos da Rede de Ensino que necessitam de algum cuidado especial. Eles eram apenas 150 no ano passado. Este ano, o prefeito autorizou a chamada de outros 900, para atender às necessidades do ano letivo de 2017. A previsão é que mais 1.800 cheguem às escolas em 2018. Com isso, a rede de escolas do município contará com um agente especial para cada aluno com deficiência.

marcelo-crivella-prb-visita-ciep-jacarepagua-foto-edvaldo-reis-17-05-17Acompanhado do secretário municipal de Educação, César Benjamin, o prefeito foi recebido pelos alunos no auditório da escola. Lá, pode comprovar a excelência do trabalho da equipe pedagógica da escola, quando Luan Mamede, que é autista, tocou duas peças na flauta doce. Um coro também cantou em homenagem ao Dia das Mães, comemorado ontem, a música “Trem Bala”, sucesso na voz de Ana Vilela. A música fala do amor entre pais e filhos.

Em retribuição ao carinho das crianças, de seus responsáveis e dos professores da escola, o prefeito prometeu que, apesar da crise financeira, fará tudo o que estiver ao seu alcance para que nada falte aos 650 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. “A visita a uma escola é sempre uma inspiração para nós. Afirmo de coração que vamos fazer de tudo para estar à altura do trabalho de vocês”, afirmou.

Crivella acrescentou que, embora não tenha recursos para fazer grandes obras, todo o dinheiro que sobrar no caixa do município será empenhado nas áreas de Saúde e Educação. “Estou certo que vou voltar aqui para a gente celebrar juntos algumas conquistas para as 14 mil crianças que precisam de atendimento especial e que mais do que acolhidas devem ser apreciadas pelo que fazem”, disse.

O prefeito aproveitou a visita para convocar alunos, pais e professores para o Ato pela Paz que a Secretaria de Educação fará no próximo dia 28, no Aterro do Flamengo. “Será uma manifestação sem discurso, sem palanques, sem politica, com todos de branco pedindo a paz para o Rio de Janeiro. O ato não terá nada a ver com religião ou qualquer tipo de proselitismo. Iremos todos anunciar que nossas escolas e nossas crianças estão em risco e falar, em nome da população do Rio: Aqui é um lugar de Paz”, declarou.

Já o secretário César Benjamin confessou que seus momentos de grande alegria ocorrem sempre em visitas às escolas. “Paga todo o esforço que fazemos para mantê-las funcionando. Sempre que visito uma delas saio orgulhoso de ser secretário de Educação”, disse.

O prefeito e o secretário visitaram também a Vila Olímpica Professor Manoel José Gomes Tubino, conhecida como Mato Alto, cuja pista de atletismo será inaugurada em 20 de junho, segundo o professor e diretor do espaço esportivo Renato Oazen. Ele informou que atende cinco mil alunos, sendo que 30% são de escolas públicas.

O professor acrescentou que a vila é reconhecida por abrigar os Jogos Estudantis, realizando em suas dependências (sempre em novembro) o Campeonato de Xadrez das escolas. Em 2016, o campeonato reuniu 320 alunos das escolas do município, de acordo com Nedi de Jesus Rollo, gerente de Educação da 7ª Coordenadoria Regional e Educação (CRE).

Texto: Ascom – prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Edvaldo Reis

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend