Prefeito mais votado de Sergipe visita Brasília em busca de recursos para Aquidabã

Prefeito mais votado de Sergipe visita Brasília em busca de recursos para Aquidabã

Com apenas 28 anos, Dr. Mário obteve 8.853 votos, o que equivale a 73,19% dos votos válidos do município

Publicado em 24/10/2016 - 00:00

Prefeito mais votado de Sergipe visita Brasília em busca de recursos para Aquidabã
Dr. Mário quer reestruturar a saúde do município e sanar as contas da prefeitura

Brasília (DF) – O prefeito eleito de Aquidabã, Dr. Mário Lucena (PRB), foi o mais bem votado proporcionalmente no Estado de Sergipe. Com apenas 28 anos, o republicano obteve 8.853 votos, o que equivale a 73,19% dos votos válidos. Apesar de jovem, o novo prefeito tem cinco anos de serviços prestado à saúde em quase todo o estado.

Durante visita à liderança do PRB e aos parlamentares do estado em Brasília, semana passada, na busca de recursos para contemplar diversas áreas do município, Dr. Mário destacou que sua vitória é resultado de um trabalho de meia década dedicada à saúde da população de Aquidabã e de municípios da região.

“Nós trabalhamos durante cinco anos, estivemos com o povo nos dispondo a ajudar e essa votação expressiva de quase 75% nos dá uma responsabilidade muito grande. Temos que retribuir essa confiança da população depositada em nós com dias melhores para nossa cidade. Somos extremamente gratos à população de Aquidabã. Essa vitória que obtivemos é fruto de um trabalho que vem sendo plantado, irrigado. Graças a Deus e ao povo de Aquidabã nós tivemos esse reconhecimento”, avaliou o republicano.

Clínico geral, Dr. Mário diz conhecer bem a situação da saúde de Sergipe, onde segundo ele, trabalhou em quase todos os hospitais do estado. Em Aquidabã, onde são realizados cerca de 1.500 atendimentos e 80 pequenas cirurgias por mês, o novo prefeito quer ampliar esses serviços. Uma das primeiras medidas será a efetivação de parcerias com o Hospital e Maternidade Santa Cecília, que é particular, para que o estabelecimento amplie serviços e especialidades médicas.

“A saúde será uma das principais prioridades. Como médico, tenho uma responsabilidade maior na saúde, pois conheço ela muito bem. Vamos melhorar os atendimentos de urgência, criar atendimento psiquiátrico que não existe e nossa região, criar postos de saúde, escolhermos um secretário de Saúde. Quero acompanhar diretamente, e de perto, a Saúde do município”, ressaltou Dr. Mário.

Como medida de emergência, nos primeiros dias de seu mandato, Dr. Mário pretende alugar estabelecimentos para instalar postos de saúde e levar atendimento a toda a população.

Melhorar a educação

Apesar do município de Aquidabã apresentar um desempenho fraco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o prefeito eleito está confiante de que mudará essa realidade ao investir na reforma e ampliação das escolas do município que, segundo ele, são da década de 70, investir na qualificação dos professores e na valorização da categoria, além de equipar às escolas para que ofereçam um ensino de qualidade.

“Iremos construir escolas, quadras de esporte e levar a administração municipal para dentro dos povoados. Queremos que a prefeitura funcione de forma organizada, com suas finanças em dia, o que atualmente não temos, pois está hoje numa complicada situação financeira, com débitos enormes. Atualmente há atrasos no pagamento do funcionalismo público e isso não afeta só o servidor público, mas todo o comércio que depende desse dinheiro. Então nós iremos organizar a casa e depois vamos à prática”, disse o futuro prefeito.

Contenção de gastos

Dr. Mário diz que sua administração será pioneira em Sergipe e, como disse durante a campanha, cumprirá o prometido: cortará 50% do seu salário, do vice-prefeito, de secretários e de cargos de diretoria do município durante seis meses. “Em nosso discurso de campanha falamos que no primeiro ano nós iremos trabalhar muito e ganhar pouco. E não tenham dúvida que nós iremos reduzir o salário e fazer de tudo para que as finanças da prefeitura venham a ter um perfil que possa corresponder à realidade e a cobrança do nosso povo. Este primeiro momento será de comprometimento com a saúde financeira de nosso município”, garantiu o republicano.

Ao comentar como deve ser o trabalho dos secretários municipais, Dr. Mário disse que vai exigir que eles saibam “escutar o povo, que tenham responsabilidade técnica, comprometimento e conhecimento de suas respectivas pastas”.

Investimento na agricultura

O município de Aquidabã, a 98 km da capital Aracaju, no médio sertão de Sergipe, tem na zona rural, um cultivo que se destaca e representa 54% do PIB do município de pouco mais de 22 mil habitantes – a produção de abacaxi, colocando Aquidabã como o maior produtor do estado. Pensando em melhorar ainda mais a agricultura, Dr. Mário já conseguiu junto a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), R$ 6 milhões que serão investidos no setor para melhorar a vida do homem do campo.

prefeito-doutor-mario-lucena-prb-aquidaba-se-com-deputado-jony-marcos-em-brasilia-21-10-2016
Dr. Mário com o deputado federal Jony Marcos, em Brasília

“Iremos mostrar para o agricultor que ele pode comprar uma moto, um carro, ter uma casa boa e dar educação para seus filhos vivendo da agricultura. Temos pessoas batalhadoras na agricultura que não possuem incentivo da prefeitura e iremos mudar essa realidade. Eles terão o nosso apoio”, destacou.

Agenda em Brasília

Empenhado em levar recursos para Aquidabã, Dr. Mário cumpriu uma intensa agenda em Brasília onde se encontrou com o presidente do PRB Sergipe, deputado federal Jony Marcos, que, segundo o prefeito, assumiu o compromisso de destinar emendas parlamentares para o município. “Conseguimos junto aos parlamentares a palavra de compromisso de que eles irão ajudar nossa Aquidabã. Volto com muito conhecimento adquirido, tive a oportunidade de conversar com os presidentes da Caixa Econômica Federal, do INSS, FNDE e com o ministro do Turismo. Graças a Deus, tivemos uma pauta extremamente positiva em Brasília e, graças a isso, nós tivemos um diagnóstico da nossa situação. Agora, iremos trabalhar em cima dessa realidade. Foi uma semana produtiva. Entregamos ofícios a todos os parlamentares de Sergipe e, com certeza, iremos colher bons frutos dessa semana de trabalho em Brasília”, finalizou Dr. Mário.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend