Prefeito Daniel Guerra inaugura obra de desassoreamento na ponte da Semapa

“O desassoreamento realizado aqui vai ajudar e facilitar o escoamento dos produtos”, destacou o prefeito de Caxias do Sul (RS)

Publicado em 25/6/2017 - 00:00

Prefeito Daniel Guerra inaugura obra de desassoreamento na ponte da Semapa
Segundo o prefeito Daniel Guerra, essa obra era uma reivindicação de mais de 17 anos da comunidade local

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) juntamente com os secretários de Obras e Serviços Públicos, Leandro Pavan, e da Habitação, Elisandro Fiuza (PRB), participaram da inauguração da obra de desassoreamento do Rio Caí, na região da ponte da Semapa, localizada no limite entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis.

Essa obra era uma reivindicação de mais de 17 anos da comunidade local. Os moradores contaram que, em períodos de fortes chuvas, a ponte ficava submersa pela água e era preciso aguardar mais de 15 dias para conseguir cruzar de um local para o outro. Essa situação fazia com que os produtores rurais e moradores tivessem que utilizar uma rota alternativa, que aumentava o percurso em quatro horas. Muitas vezes, os produtos estragavam em função do tempo de espera.

Durante a obra, foram retirados cerca de 4 mil caminhões de pedra e terra, o que fez com que a vazão do rio sob a ponte aumentasse, prevenindo alagamentos. Mesmo que chuvas fortes atinjam a região e façam o rio transbordar sobre a ponte, o tempo que a água demoraria a baixar agora é muito menor do que com quando a ponte estava assoreada.

O trabalho foi realizado em uma parceria entre os municípios de Caxias do Sul e Nova Petrópolis e levou pouco mais de um mês para ser concluído. A obra tem licenciamento ambiental, obtido pela Prefeitura de Nova Petrópolis.

O prefeito ressaltou a importância da obra para os agricultores locais. “O desassoreamento realizado aqui vai ajudar e facilitar o escoamento dos produtos. Queremos que nossos agricultores possam se sentir mais seguros em fazer sua produção chegar à mesa de nossos cidadãos e nos orgulha muito saber que grande parte dela, vem do nosso interior”, ressaltou Daniel Guerra.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Leandro Pavan, agradeceu o trabalho de todos os servidores envolvidos. “Agradecemos muito o empenho e dedicação de todos os funcionários que trabalharam intensamente nessa importante obra e tornaram ela realidade”, destacou o secretário.

Participaram da solenidade também o Prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; e os secretários da Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima; Obras e Serviços Públicos, Sidney Kich, e adjunto de Fazenda, Gerson Gebhardt; o vereador Arlindo Bandeira, representando a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul; os subprefeitos de Fazenda Souza e Criúva, Gilmar Bascheira, Santa Lúcia do Piaí, Jorge Luis Andreazza, e de Vila Cristina, Francispaulo Pezzi; servidores que executaram a obra, moradores e produtores da região.

Texto: Ascom – prefeitura de Caxias do Sul
Fotos: Petter Campagna Kunrath

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend