Prefeito Daniel Guerra abre a 10ª Conferência Municipal de Saúde

O objetivo do evento foi discutir políticas públicas da área da saúde para serem implementadas no município por meio da participação popular

Publicado em 22/5/2017 - 00:00

Prefeito Daniel Guerra abre a 10ª Conferência Municipal de Saúde
Em seu pronunciamento, Daniel Guerra reforçou a Saúde como prioridade da administração municipal

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) abriu na noite de sexta-feira (19) a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que reuniu mais de 100 pessoas no auditório do Centro Universitário da Serra Gaúcha. Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores e profissionais do setor iniciaram as reflexões acerca do tema “Desafios para o Fortalecimento da Atenção Básica, da Saúde da Mulher e da Vigilância em Saúde”. O objetivo do evento foi discutir políticas públicas da área da saúde para serem implementadas no município por meio da participação popular.

Em seu pronunciamento, Daniel Guerra reforçou a Saúde como prioridade da administração municipal. “Contratamos neste ano 63 médicos, iniciaremos dia 1º de junho um mutirão odontológico, estamos planejando um mutirão também para desafogar a fila das especialidades e cirurgias e projetamos a abertura da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte para setembro. Todas essas ações visam assegurar saúde digna a todos”, afirmou.

O secretário da Saúde, Fernando Vivian, disse que acredita na construção conjunta da Saúde Pública. “Não podemos resolver tudo de uma vez, mas devemos valorizar esta oportunidade que temos de decidir, juntos, onde empregaremos os recursos, priorizando, de fato, as necessidades mais urgentes”, declarou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Cardoso Alves, lembrou que muitas conquistas foram obtidas por meio das conferências, reforçando que vale a pena participar do debate. Os participantes ainda prestigiaram a palestra de Elson Farias, diretor do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual.

O evento continuou no sábado (20), das 8h às 17h, com apresentação, debate e votação das propostas apresentadas pela comunidade. Tais propostas foram levantadas durante as pré-conferências realizadas em 12 diferentes regiões da cidade. Têm direito ao voto os delegados escolhidos nesses encontros que antecederam a Conferência.

Simultaneamente à 10ª Conferência Municipal, ocorreu a 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher e a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde. As propostas aprovadas neste encontro municipal serão levadas à Conferência Estadual.

Também participaram da abertura da Conferência o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Cláudio Augustin; o vereador Renato Oliveira, representando o Legislativo caxiense; e Vanessa Trintinaglia, representando a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do RS.

Texto: Ascom – prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Petter Campagna Kunrath

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend