Aderilo Alcântara comemora índice da Firjan que aponta Iguatu entre as cinco cidades do Ceará com desenvolvimento municipal

Prefeito Aderilo Alcântara comemora índice da Firjan que aponta Iguatu entre as cinco cidades do Ceará com desenvolvimento municipal

Índice divulgado pela Firjan avaliou condições de Educação, Saúde e Emprego

 

Iguatu (CE) – O índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, divulgado no último dia 03, apresenta Iguatu entre as cinco cidades mais desenvolvidas do Estado, com base em dados de 2013, o último disponível da série iniciada em 2005. O estudo utiliza notas que vão de zero a um, e Iguatu obteve um índice de 0,7687, ficando atrás apenas das cidades de Eusébio, Sobral, Maracanaú e Aquiraz.

Criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o estudo acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde. O estudo é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Evolução

Prefeito Aderilo Alcântara comemora índice da Firjan que aponta Iguatu entre as cinco cidades do Ceará com desenvolvimento municipalEm 2005, o primeiro da série em análise pela FIRJAN, a cidade de Iguatu figurava na posição de 2.998 no país, com pontuação de 0,5138. No levantamento atual, quando se utiliza a base de dados de 2013, o município obteve nota de 0,7687, subindo para a 805ª posição, dentre os demais avaliados no país. Vale ressaltar que a nova metodologia buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, utilizando-os como referência para os indicadores municipais.

Saúde

Iguatu também é referência em saúde. Apesar das dificuldades financeiras ocasionadas pelos baixos investimentos dos governos federal e estadual, o município se destaca na primeira colocação no Estado, com índice de desenvolvimento alto de 0,9473, superando cidades como Sobral, Juazeiro do Norte e Maracanaú. Em relação ao país, Iguatu figura na 82ª colocação, quando comparado aos mais de cinco mil municípios avaliados.

Para o prefeito Aderilo Alcântara  (PRB-CE) a tendência é que Iguatu se mantenha nessa posição e melhore seus indicadores nos próximos anos diante de projetos estruturantes desenvolvidos no município, como a construção de novas escolas padrão FNDE, modernos centros de educação infantil, investimentos na saúde, na infraestrutura, além da construção do distrito industrial, que vai contribuir para a melhoria do aumento do emprego e renda na região. “Os desafios são constantes, no entanto temos trabalhado para conseguir obter resultados que constribuam com a melhoria da qualidade de vida da nossa população, principalmente das pessoas que mais precisam”, disse Aderilo Alcântara.

Critérios

Criado em 2008, o IFDM tem o objetivo de monitorar o desenvolvimento socioeconômico do país. Inspirado no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Entre as variáveis que compõem o cálculo do IFDM no segmento Emprego e Renda estão a geração de emprego formal, absorção da mão-de-obra local, geração de renda formal, salários médios do emprego formal e a desigualdade.

Na educação, os principais critérios são os números de matrículas na Educação Infantil, abandono no Ensino Fundamental, distorção idade-série no Ensino Fundamental, docentes com Ensino Superior no Ensino Fundamental, média de horas-aula diárias no Ensino Fundamental e resultado do IDEB no Ensino Fundamental.

Já no segmento da saúde o estudo leva em conta o número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e Internação Sensível à Atenção Básica (ISAB).

Fonte: Portal da Prefeitura de Iguatu
Foto:  Luiz Vasconcelos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest