PRB lança pré-candidatos em Porto Alegre e empossa movimentos setoriais

O PRB de Porto Alegre trabalha para fortalecer o partido na capital gaúcha. A meta é triplicar a bancada de vereadores.

 

Porto Alegre (RS) – O encontro do PRB na capital gaúcha, realizado no último sábado (14), teve clima de arrancada para a campanha eleitoral. O evento na Câmara Municipal lançou pré-candidaturas e marcou a posse de dez coordenadorias municipais, que hoje representam os braços sociais do partido: PRB Mulher; Juventude; Desenvolvimento Sustentável; Trabalho; Segurança Humana e Desenvolvimento Social; Cultura; Alimentação e Agricultura; Igualdade Racial; Idoso e Esporte.

“Nossos movimentos setoriais não foram criados para ficar no papel. Queremos o PRB nos quatro cantos da capital gaúcha para trabalhar em políticas públicas, fortalecendo o elo do nosso partido com a comunidade”, conclamou o vereador José Freitas, presidente do PRB de Porto Alegre.

prb-porto-alegre-2016-rs-foto2-ascom-17-11-2015Freitas apresentou os pré-candidatos para a corrida eleitoral do ano que vem e comemorou a filiação do aposentado José Ary Brenol de Andrade. O técnico em contabilidade que trabalhou como corretor de imóveis foi ex-presidente do Esporte Clube Cruzeiro e também fundador do Centro de Educação Infantil Vovó Olmira. Aos 84 anos, Brenol garantiu que está preparado para a política. “Eu me apresento ao partido como um soldado, pois me sinto em forma para trabalhar de corpo e alma com vocês. É preciso viver para alegrar e para dar o exemplo, e assim deve ser a conduta de um homem público”, declarou entre aplausos.

Em vídeo, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, saudou a militância de Porto Alegre e deixou uma mensagem especial aos integrantes das coordenadorias. “Cumpram com amor a sua missão. Nosso povo precisa de pessoas de bem, e nós do PRB temos na política a maior ferramenta de transformação social”, disse.

O representante da comunidade surda Cristian Strack apresentou o pré-candidato a vereador de Porto Alegre, Diego Silva, também surdo. “Convidei o Diego porque é preciso levar a luta da comunidade surda e das pessoas com deficiência para os parlamentos. Temos capacidade, conhecimento e vontade de fazer por todas as pessoas”, falou em Língua Brasileira de Sinais (Libras) o professor. A expressiva participação de surdos nos encontros do PRB tem exigido do partido a presença de intérpretes de Libras nos locais dos eventos.

“Sejam bem-vindos, sintam-se acolhidos mas também tenham a consciência de que têm a partir de agora um grande desafio. Acompanhar os problemas da população, elaborar projetos, planejar ações em diversos campos é fazer a política do bem à qual o PRB se propõe”, lembrou o deputado federal Carlos Gomes, presidente do PRB gaúcho.

O coordenador estadual do PRB Idoso, André Canal, oficializou a posse de Fábio Zanatta na coordenadoria municipal. “Quando falamos em políticas para diversos segmentos da população, não podemos esquecer que a questão do idoso é o guarda-chuva de todos eles, pois todo o ser humano naturalmente chegará a essa condição, o que exige dos agentes públicos um olhar especial para o idoso”, observou Canal.

“Vamos fazer em maior alcance o que já temos feito: trabalhar. Nossa trajetória é, em essência, de trabalho e esse braço social é capaz de alcançar muita gente, levando dignidade ao cidadão, qualificando profissionais e preparando as pessoas para o mundo”, asseverou Liciane Fialho, que assumiu a coordenadoria municipal do PRB Trabalhador, em ato realizado pelo coordenador estadual José Peres.

A advogada Carla Belmonte foi empossada pela coordenadora estadual do PRB Mulher, Maricê Dal Forno. “Somos mães, esposas, trabalhadoras e temos mostrado nosso valor e capacidade. Nós somos mulheres nota 10, conhecemos como ninguém a realidade do nosso país e somos capazes de mudá-la”, sustentou Carla, a nova representante do PRB Mulher porto-alegrense.

O vereador de Viamão, Xandão Gomes (PRB-RS) empossou Osvaldo Lucas na coordenadoria do PRB Igualdade Racial, movimento coordenado por ele em nível estadual. “Ser republicano é respeitar o ser humano e respeitar a vida. É lutar diariamente para promover uma realidade sem segregação, em que todas as etnias sejam respeitadas e tenham as mesmas oportunidades de crescer, conviver, trabalhar, aprender e ser feliz”, aduziu.

Ao dar posse a Régis Moreira Prestes na coordenadoria municipal do PRB Segurança Humana e Desenvolvimento Social, o republicano Roque Bakof falou do posicionamento do partido na questão da acessibilidade e inclusão, ressaltando o reconhecimento da sociedade pela existência de lideranças com deficiência na legenda. “Somos integrantes de uma mesma orquestra, precisamos chegar a um nível de entendimento de que somos todos iguais. Promover a inclusão não é fazer favor; é construir por nós, que fazemos parte do mesmo todo, permitindo a evolução da sociedade.  E buscar esse ponto ideal é a missão da nossa coordenadoria”, disse.

A coordenadora estadual Rosi Oliveira destacou as particularidades do PRB Cultura do Rio Grande do Sul com relação às outras unidades da federação. “A cultura gaúcha é peculiar e o PRB está atento à noção de que um povo sem cultura é um povo oprimido, sem identidade, carente de valores e de felicidade também”. Ao dar posse a Igor Vinícius Marques, Rosi já apresentou agenda de encontros a serem realizados pelo movimento setorial para planejar ações.

Também foram empossados Neiva Gonçalves da Silva como coordenadora do PRB Alimentação e Agricultura e Derli Santos de Oliveira na coordenação municipal do PRB Esporte. A coordenadora estadual do PRB Desenvolvimento Sustentável, Núbia Mendes, oficializou a posse do Professor Carlos Alberto na coordenadoria municipal do movimento, enquanto Artur Grin deu posse a Leandro Barbosa da Silva no PRB Juventude do município.

No Poder Legislativo de Porto Alegre, o PRB conta com a representação dos vereadores Waldir Canal e Séfora Gomes Mota. Além deles, o vereador José Freitas está à frente da Secretaria de Segurança do município. O deputado Sergio Peres é o representante na Assembleia Legislativa, enquanto Carlos Gomes é o primeiro deputado federal eleito pela legenda no Rio Grande do Sul.

 

Texto: Karine Bertani / Ascom – PRB Rio Grande do Sul
Fotos: Adriana Alós
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest