PRB gaúcho comemora aumento do número de vereadores e elege primeiros prefeitos no RS

O partido está na disputa do segundo turno em Caxias do Sul e em Canoas, segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do estado, respectivamente

Publicado em 6/10/2016 - 00:00

PRB gaúcho comemora aumento do número de vereadores e elege primeiros prefeitos no RS
Deputado federal Carlos Gomes é o presidente do PRB Rio Grande do Sul

Porto Alegre (RS) – O PRB Gaúcho elegeu os primeiros quatro prefeitos nas eleições deste ano. A legenda também saltou de 23 vereadores eleitos em 2012 para 56 no pleito realizado no último domingo (2). O partido está na disputa do segundo turno em Caxias do Sul e em Canoas, segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do estado, respectivamente. “O aumento da bancada republicana nas câmaras de vereadores e a conquista de prefeituras, além de elevar a responsabilidade de nossos representantes na atuação pública, demonstram que a população se identificou com as propostas de desenvolvimento econômico e social que o PRB apresentou às cidades”, avaliou o presidente estadual da sigla, deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS).

A legenda pulou de uma vereadora eleita em 2012 para sete mulheres neste ano: Caroline Ostrowski (118 votos) e Leides Amadigi (79 votos) em Carlos Gomes; Zulma Ancinelo (946 votos) e Suzana da Barragem (1.434) em Uruguaiana; Manu Caliari, reeleita em Gramado (799 votos); Professora Ieda Bilhalva, em Nova Santa Rita (374 votos) e Idione em Barra do Rio Azul (109 votos).

No município de Carlos Gomes, o prefeito eleito Egídio Moreto terá como vice Roberto José Stodulski, também do PRB. A cidade do Alto Uruguai registrou a maior bancada já conquistada pelo partido no Poder Legislativo, com cinco vereadores eleitos: Caroline Ostrowski; Valdecir José Stempkowski; Didi; Leides Nair de Souza Amadigi e Angelo Acorssi Neto. Com 43,97% dos votos, Pedro Lorenzi foi reeleito em Paulo Bento. O PRB também reelegeu no município os vereadores Fernando Pompermaier e Selvino Giareton.

Em 2017, haverá prefeito e vice do PRB em Ibirubá, quando Abel Grave governará a cidade da região do Alto Jacuí com o vice Alberi Behnen. O pleito deste ano também marcou a conquista de duas cadeiras para a sigla na câmara ibirubense, com Vanderlei Santos de Souza e Vargner Oliveira. Em Glorinha, além de conquistar a prefeitura com Darci Lima da Rosa, o PRB inaugurou bancada na Câmara Municipal com a eleição do vereador Irmão Érico.

O PRB terá vereadores nas cinco cidades mais populosas do estado. Em Porto Alegre, José Freitas foi reeleito (7.728 votos) e formará bancada com o estreante Alvoni Medina (7.712 votos). Em Caxias do Sul o pleito deste ano trouxe duas novidades: Chico Guerra eleito com 3.133 votos terá como companheiro de legenda no legislativo Elisandro Fiuza, com 2.419 votos. Chico é irmão de Daniel Guerra, candidato a prefeito do PRB no segundo turno da principal cidade da serra gaúcha. Em Canoas, na região metropolitana, César Augusto foi eleito para o terceiro mandato como vereador (3.221 votos). Em Santa Maria, Alexandre Vargas elegeu-se pela primeira vez (2.552 votos), recuperando a cadeira do partido, que havia elegido vereador na cidade da região central pela última vez em 2008.

Segundo turno

Em Caxias do Sul, Daniel Guerra obteve 68.241 votos (29,1%) e disputará o segundo turno contra Edson Néspolo do PDT. “Queremos governar sem jeitinho. Nossa principal marca será a otimização dos recursos públicos para oferecer serviços de qualidade na saúde, segurança e na educação à população. O primeiro tempo da eleição em Caxias do Sul deixou claro que as pessoas estão cansadas da velha maneira de fazer política e querem mudança”, analisou.

Beth Colombo foi a escolhida de 71.952 canoenses (45,79% dos votos) para ser a primeira mulher a comandar a cidade da região metropolitana. A republicana tem como desafio confirmar no segundo turno contra Busato (PTB) a preferência da maioria do eleitorado. “Assumimos o compromisso de avançar ainda mais nas conquistas sociais que fizeram de Canoas uma referência nacional em administração pública”, destacou.

Confira os prefeitos eleitos pelo PRB Rio Grande do Sul

Egídio Moreto (Carlos Gomes)
Pedro Lorenzi (Paulo Bento)
Abel Grave (Ibirubá)
Darci Lima da Rosa (Glorinha)

Texto e foto: Ascom – PRB Rio Grande do Sul

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend