PRB elege vereadores indígenas nas cinco regiões do país

PRB elegeu vereadores indígenas nas cinco regiões do país

Dos sete vereadores indígenas eleitos nas cinco regiões do país, três são mulheres: Érika Negarotê, Margarida Maxacali e Marizete Belino

Brasília (DF) – Entre os maiores partidos em constante crescimento, o PRB é também uma das siglas que tem elegido cada vez mais representantes de diversos segmentos sociais. Dentre esses, estão sete vereadores indígenas, eleitos no último dia 2 de outubro, para representar não apenas seus povos, mas, sim, os interesses da população dos seus respectivos municípios.

Em todas as cinco regiões brasileiras o PRB terá, pelo menos, a partir de janeiro de 2017, um representante indígena. Destes, três são mulheres.

Mato Grosso, na Região Centro-Oeste, foi o que mais se destacou e elegeu dois vereadores. Na Câmara Municipal de Comodoro, o PRB será representado pela estudante de Direito, Érika Negarotê,  de 18 anos, a primeira indígena eleita no município e a mais jovem do estado. Lá no município de Gaúcha do Norte, o partido será representado pelo vereador Carlinho Mehinako.

Para o presidente do PRB Mato Grosso, Rogério Rossetti, estado onde vivem cerca de 35 mil indígenas de 43 etnias, o resultado representa um momento histórico para o partido. “A eleição dos nossos indígenas é um marco em nosso estado e em nosso país onde os grandes líderes são homens brancos, e este espaço, hoje, sendo ocupado por indígenas é um fato histórico para o PRB. Mais uma vez, o partido está fazendo a diferença. Para nós, do Mato Grosso, que temos uma vasta área ocupada por indígenas, isso é importante e vai motivar o surgimento de novas lideranças dos povos indígenas”, ressaltou Rosseti.

Em Roraima, Região Norte, foi eleito o vereador Tuxaua Carlos em Uiramutã, o que segundo o presidente do PRB Roraima, deputado estadual Mecias de Jesus, mostra um partido moderno, eclético e disposto a contribuir com o desenvolvimento do país e do estado. “Elegemos, em 2016, representantes de diversos segmentos, de delegado da Polícia Federal a liderança indígena e, isso, nos enche de orgulho”, destacou Mecias. O vereador ao qual se refere o deputado Mecias é o delegado Alexandre, reeleito o terceiro vereador mais votado com 399 votos no município de Cantá, Roraima.

Na Região Nordeste, foram eleitos os vereadores Cacique Getúlio, em Itaipava do Grajaú, Maranhão; e Josa em Marcação, Paraíba. No Sudeste, a vereadora Margarida Maxacali em Santa Helena de Minas, Minas Gerais. Na Região Sul, a vereadora Marizete Belino em Ipuaçu, Santa Catarina.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

 

Leia mais

PRB amplia número de eleitos e consolida força na região Centro-Oeste
PRB elege 104 prefeitos em todo o país e disputará segundo turno em seis cidades
PRB amplia presença no legislativo e elege vereadores em 22 capitais brasileiras
Além do Rio, PRB disputará segundo turno em mais cinco cidades
PRB Roraima elege primeiro prefeito e aumenta em 83% o número de vereadores

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest