PRB elege 11 prefeitas no primeiro turno

PRB elege 11 prefeitas no primeiro turno

Beth Colombo segue no segundo turno em Canoas (RS) com grandes chances de vitória

Brasília (DF) – O Partido Republicano Brasileiro (PRB) é um partido que investe na participação das mulheres na política, não somente como militantes, mas, principalmente incentivando que se apresentem como candidatas nos pleitos eleitorais. E o resultado no domingo (2/10) não poderia ter sido diferente, o partido conseguiu eleger 11 republicanas prefeitas. Das 47 candidatas ao executivo municipal, 11 foram eleitas no primeiro turno, e uma segue na disputa no segundo turno (30 de outubro), a republicana Beth Colombo, de Canoas (RS), que arrebatou 45,79% dos votos válidos. São Paulo foi o estado com maior representação feminina.

A maior cidade a ser administrada por uma republicana eleita no primeiro turno é Francisco Morato, distante 49 km da capital São Paulo, que tem 169.942 habitantes, segundo levantamento do IBGE (2016). Renata Sene foi eleita com 29,78% dos votos válidos e terá o desafio de colocar as contas do município em dia. Ela tem 38 anos, é formada em Gestão em Administração Pública, e seu vice é o Dr. Araguacy.

Única mulher eleita prefeita no Alto Tietê, Fábia Porto vai comandar a prefeitura de Santa Isabel. A empresária foi eleita com 15.541 votos (53,37%). É formada em Jornalismo e Pedagogia com Especialização em Língua Portuguesa e Inglesa, também é especialista em Administração Pública – Gerente de Cidades, além de ser Neuroeducadora. Seu vice é o Dr. Carlos Chinchilla.

Fechando São Paulo, Cássia Furlan foi eleita prefeita de Presidente Epitácio, com 9.330 votos, que equivale a 48,37% dos votos válidos. Formada em Farmácia e mãe de três filhos, Cássia é empresária há 22 anos e também empreendedora em outras áreas, dentre elas, participa de cooperativa de criação e comercialização de tilápias no município de Presidente Epitácio. Seu vice é Alemão Tedesco.

Em Minas Gerais, a professora Luzia do Kim foi eleita com 10.283 votos (66,11%) a nova prefeita de Santana do Paraíso. Já a publicitária Eliana Morais foi eleita prefeita de Conselheiro Pena com 51.35% dos votos válidos.

A Bahia elegeu duas republicanas. A enfermeira Normélia Correia foi reeleita prefeita de Conceição do Jacuípe com uma expressiva marca de 87,12% dos votos válidos. Lorenna Di Gregório derrotou o candidato do atual prefeito, Enzo Tenise (PROS). Médica, ela é a primeira mulher eleita prefeita de Itiruçu, com a maior votação da história do município, 63% dos votos válidos contra 37% de Enzo.

No Maranhão, Gilza Ribeiro foi reeleita prefeita de Sucupira do Riachão com 56,90% dos votos válidos e vai comandar a cidade por mais quatro anos.

Jequiá da Praia, em Alagoas, elegeu Jeannyne Beltrão com 55.49% dos votos válidos. Empresária, 32 anos, é formada em Direito e ficou, por quatro anos consecutivos, entre os 100 melhores secretários de educação do Brasil, reconhecimento feito pelo Prêmio Integración Latino Americano de Educação, quando esteve à frente da secretaria de Educação do município de Gururipe, distante apenas 26 km de Jequiá da Praia.

No Goiás, Dra. Natalia foi eleita com 68,86% dos votos válidos para comandar Cachoeira Dourada, que fica a 206 km da capital Goiânia. Vereadora por dois mandatos, é uma das médicas voluntárias que participam do projeto social “Ciranda da Saúde”, que atende comunidades carentes do município.

Em Sergipe, Nena de Luciano foi eleita com 49,45% dos votos válidos a prefeita de Monte Alegre de Sergipe, que fica a 156 km da capital Aracaju e tem uma forte ligação com as atividades agropecuárias, com destaque para a criação de gado bovino.

Texto e arte: Agência PRB Nacional

 

Leia mais

PRB elege 104 prefeitos em todo o país e disputará segundo turno em seis cidades

PRB amplia presença no legislativo e elege vereadores em 22 capitais brasileiras

Com 842 mil votos, Crivella vai para o segundo turno no Rio de Janeiro

Além do Rio, PRB disputará segundo turno em mais cinco cidades

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest