PRB elege 11 prefeitas no primeiro turno

PRB elege 11 prefeitas no primeiro turno

Beth Colombo segue no segundo turno em Canoas (RS) com grandes chances de vitória

Brasília (DF) – O Partido Republicano Brasileiro (PRB) é um partido que investe na participação das mulheres na política, não somente como militantes, mas, principalmente incentivando que se apresentem como candidatas nos pleitos eleitorais. E o resultado no domingo (2/10) não poderia ter sido diferente, o partido conseguiu eleger 11 republicanas prefeitas. Das 47 candidatas ao executivo municipal, 11 foram eleitas no primeiro turno, e uma segue na disputa no segundo turno (30 de outubro), a republicana Beth Colombo, de Canoas (RS), que arrebatou 45,79% dos votos válidos. São Paulo foi o estado com maior representação feminina.

A maior cidade a ser administrada por uma republicana eleita no primeiro turno é Francisco Morato, distante 49 km da capital São Paulo, que tem 169.942 habitantes, segundo levantamento do IBGE (2016). Renata Sene foi eleita com 29,78% dos votos válidos e terá o desafio de colocar as contas do município em dia. Ela tem 38 anos, é formada em Gestão em Administração Pública, e seu vice é o Dr. Araguacy.

Única mulher eleita prefeita no Alto Tietê, Fábia Porto vai comandar a prefeitura de Santa Isabel. A empresária foi eleita com 15.541 votos (53,37%). É formada em Jornalismo e Pedagogia com Especialização em Língua Portuguesa e Inglesa, também é especialista em Administração Pública – Gerente de Cidades, além de ser Neuroeducadora. Seu vice é o Dr. Carlos Chinchilla.

Fechando São Paulo, Cássia Furlan foi eleita prefeita de Presidente Epitácio, com 9.330 votos, que equivale a 48,37% dos votos válidos. Formada em Farmácia e mãe de três filhos, Cássia é empresária há 22 anos e também empreendedora em outras áreas, dentre elas, participa de cooperativa de criação e comercialização de tilápias no município de Presidente Epitácio. Seu vice é Alemão Tedesco.

Em Minas Gerais, a professora Luzia do Kim foi eleita com 10.283 votos (66,11%) a nova prefeita de Santana do Paraíso. Já a publicitária Eliana Morais foi eleita prefeita de Conselheiro Pena com 51.35% dos votos válidos.

A Bahia elegeu duas republicanas. A enfermeira Normélia Correia foi reeleita prefeita de Conceição do Jacuípe com uma expressiva marca de 87,12% dos votos válidos. Lorenna Di Gregório derrotou o candidato do atual prefeito, Enzo Tenise (PROS). Médica, ela é a primeira mulher eleita prefeita de Itiruçu, com a maior votação da história do município, 63% dos votos válidos contra 37% de Enzo.

No Maranhão, Gilza Ribeiro foi reeleita prefeita de Sucupira do Riachão com 56,90% dos votos válidos e vai comandar a cidade por mais quatro anos.

Jequiá da Praia, em Alagoas, elegeu Jeannyne Beltrão com 55.49% dos votos válidos. Empresária, 32 anos, é formada em Direito e ficou, por quatro anos consecutivos, entre os 100 melhores secretários de educação do Brasil, reconhecimento feito pelo Prêmio Integración Latino Americano de Educação, quando esteve à frente da secretaria de Educação do município de Gururipe, distante apenas 26 km de Jequiá da Praia.

No Goiás, Dra. Natalia foi eleita com 68,86% dos votos válidos para comandar Cachoeira Dourada, que fica a 206 km da capital Goiânia. Vereadora por dois mandatos, é uma das médicas voluntárias que participam do projeto social “Ciranda da Saúde”, que atende comunidades carentes do município.

Em Sergipe, Nena de Luciano foi eleita com 49,45% dos votos válidos a prefeita de Monte Alegre de Sergipe, que fica a 156 km da capital Aracaju e tem uma forte ligação com as atividades agropecuárias, com destaque para a criação de gado bovino.

Texto e arte: Agência PRB Nacional

 

Leia mais

PRB elege 104 prefeitos em todo o país e disputará segundo turno em seis cidades

PRB amplia presença no legislativo e elege vereadores em 22 capitais brasileiras

Com 842 mil votos, Crivella vai para o segundo turno no Rio de Janeiro

Além do Rio, PRB disputará segundo turno em mais cinco cidades

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest