Por iniciativa de Waldir Canal, Câmara Municipal de Porto Alegre homenageia Corpo de Bombeiros

Por iniciativa de Waldir Canal, Câmara Municipal de Porto Alegre homenageia Corpo de Bombeiros

Diploma foi entregue por Waldir Canal ao major Jeferson Ecco.

 

Porto Alegre (RS) – No período de Comunicações Temáticas da sessão ordinária da última quinta-feira (6), os bombeiros foram homenageados em razão dos 120 anos do 1º Comando Regional, a unidade mais antiga do Estado. A homenagem foi proposta pelo vereador Waldir Canal (PRB-RS). Comandante do 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, o major Jeferson Francisco Ecco contou que sua unidade atende bairros da Zona Sul como Assunção, Tristeza, Ipanema e Cruzeiro, entre outros. O bombeiro lamentou que sua categoria não viva bons dias em função da falta de valorização salarial, falta de equipamentos e más condições de trabalho. Mesmo assim, isso não é pretexto para diminuir a dedicação em serviço. “Apesar das carências, não deixaremos de trabalhar”, assegurou.

Ecco também aproveitou a ocasião para elencar as atividades desempenhadas pelos trabalhadores que, muitas vezes, são associados apenas aos combates a incêndios: salvamentos, remoções de pessoas e animais em situação de risco e auxílio em desastres urbanos, entre outros.

Em resposta a questionamentos feitos pelos parlamentares em suas manifestações, o comandante destacou que o processo de desvinculação da Brigada Militar deve ocorrer até o dia 2 de julho de 2016, quando se comemora o Dia do Bombeiro. “Passaremos a atuar, então, com orçamento, tropa e estrutura próprios, iniciando uma nova etapa para a corporação”, disse.

Sobre itens da legislação de combate e fiscalização de incêndio, declarou que a lei prevê o uso de extintores modernos, de menor peso e maior eficiência, como é o ABC, que pode ser utilizado em todas as situações de fogo. “Mas o custo elevado, às vezes, inviabiliza o uso para uma obra, por exemplo”. Ecco disse que praticamente tudo está previsto em lei, como o uso de corrimão dos dois lados das escadas, as saídas de emergências, e outros itens de segurança. “Isso é cobrado quando se analisa um Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), uma das atribuições dos bombeiros, assim como é a atuação, propriamente, quando há um sinistro, acidente e outras situações de risco à sociedade”, completou.

Por fim, disse que é preciso ampliar a qualificação da infraestrutura em equipamentos para maior eficiência e segurança dos bombeiros e agradeceu a oportunidade, colocando a corporação à disposição dos vereadores da capital, a quem se referiu como parceiros na elaboração de uma legislação atualizada e eficaz. “Sei que, quando necessário, teremos novamente o apoio desta Casa para mudanças que se fizerem necessárias à modernização da lei”, completou. Ele ainda desejou que o Corpo de Bombeiros possa, em um futuro próximo, atender ao máximo de municípios gaúchos, e que a população deve, sempre que necessário, fazer uso do fone 193. “Pode não ser nas condições que desejaríamos, mas sempre estaremos dispostos a fazer o melhor”, finalizou, lembrando que os bombeiros atuam nas 24 horas do dia.

waldir-canal-prb-homenagem-corpo-de-bombeiros-foto-ricardo-carvalho-07-08-15Ao encerrar o período de Comunicações Temático, o vereador Waldir Canal, que presidiu a homenagem, fez a entrega de um diploma pela passagem dos 54 anos da Unidade Bravo 6, localizada na Zona Sul de Porto Alegre. “Esse espaço esteve fechado por um período, mas com o apoio da comunidade reativou suas atividades e hoje os integrantes da corporação seguem desempenhando suas funções com a superação dos desafios inerentes à profissão”, disse o parlamentar do PRB.

 

Texto: Milton Gerson / Ascom – Câmara Municipal de Porto Alegre
Foto 1: Ederson Nunes
Foto 2: Ricardo Cavalho
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest