Por iniciativa de Tácio Lima, coleta seletiva de óleo será implantada em Valença

Por iniciativa de Tácio Lima, coleta seletiva de óleo será implantada em Valença

Coleta seletiva de óleo de cozinha deverá ser obrigatória em creches, escolas públicas e particulares de ensino fundamental do município de Valença

 

Valença (BA) – A Câmara Municipal de Valença aprovou uma proposta do vereador Tácio Lima (PRB-BA) que torna obrigatória a coleta de óleo de cozinha usado nas creches, escolas públicas e particulares de ensino fundamental.

O objetivo, segundo o republicano, “é garantir a proteção do meio ambiente e evitar a poluição e degradação dos rios e mananciais de água do município, além da geração de renda e emprego, bem como a conscientização dos alunos da importância da reciclagem de óleo de cozinha”.

O texto do projeto de lei determina que, além do óleo de cozinha coletado no ambiente escolar, todos os integrantes da instituição de ensino podem contribuir com o óleo acumulado em suas residências. A direção da escola ou da creche poderá destinar o material para empresa ou cooperativa de sua escolha, contanto que tais entidades possuam licença para tratar esse tipo de resíduo.

O republicano destaca que após o uso, o óleo de cozinha passa por um processo de degradação que o torna nocivo para o meio ambiente. O despejo em esgotos pode prejudicar e encarecer o tratamento da água fornecida para o uso da população. “Um litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para contaminar um milhão de litros de água. Quando despejado em rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes”, explicou o parlamentar.

Para o jovem republicano, “se conscientizarmos as crianças sobre os benefícios da coleta seletiva e da preservação ambiental, essas não sofrerão com os danos causados pela poluição e degradação ambiental”.

Fonte: Ascom – Câmara Municipal de Valença

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest