Pereira abona filiação da ex-senadora Serys e a quer candidata a prefeita de Cuiabá (MT)

Pereira abona filiação da ex-senadora Serys e a quer candidata a prefeita de Cuiabá (MT)

Pereira rebateu críticos e disse que Serys terá liberdade para defender suas ideias.

 

Cuiabá (MT) – Duplamente golpeada pelos seus antigos partidos, que a impediram de concorrer às eleições de 2010 e 2012 em Mato Grosso, a ex-senadora Serys Slhessarenko teve sua filiação ao PRB abonada pelo presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, na noite de ontem (29), em Cuiabá, numa grande demonstração de força política mesmo longe de um mandato eletivo há cinco anos. O líder republicano confirmou apoio à sua eventual candidatura a prefeita da capital no ano que vem.

O evento reuniu cerca de 500 pessoas de todas as partes do estado. Algumas delas viajaram cerca de 800 quilômetros para prestigiar Serys. O ministro do Esporte, George Hilton (PRB), e os deputados federais do PRB Vinicius Carvalho (SP) e Tia Eron (BA) também estiveram presentes. Ao menos 50 outras fichas foram abonadas pelo líder nacional, entre elas a do ex-presidente do PT em Cuiabá, Vilson Aguiar, que deve reforçar o trabalho em Mato Grosso.

marcos-pereira-prb-abona-filiacao-serys-mt-30-06-15-foto2-ascom-presidencia-nacionalSerys assumiu também a presidência do PRB em Cuiabá e a vice no estado, ao lado do presidente Rogério Rossetti. Assim que tornou pública sua intenção de se filiar ao PRB, a ex-senadora foi atacada por setores da imprensa. Com um discurso duro contra críticos desse casamento, Pereira rebateu acusações de que o PRB é “nanico” e que é “o partido da Igreja Universal”. O líder republicano foi enfático ao afirmar que a ex-senadora terá liberdade para defender suas bandeiras históricas de maneira democrática e fortalecer o partido no estado.

“Para quem não sabe, o PRB foi o partido que mais cresceu no Brasil em 2014, saltando de oito para 21 deputados federais. Hoje somos maiores que os tradicionais PCdoB, PDT, PSC, PV e PPS, por exemplo. Temos 32 deputados estaduais e 79 prefeitos”. Ele prosseguiu: “O PRB foi fundado pelo saudoso ex-vice-presidente Zé Alencar, uma das figuras de maior credibilidade no Brasil. Em 2005 ele abandonou seu ‘partidão’ para construir uma política republicana sem vícios e sem máculas”.

O presidente disse ainda que de fato alguns nomes da Igreja Universal fazem parte do PRB, mas que “nem de longe é a maioria”. Ele provou com números. “Metade dos deputados federais do partido não é da igreja. Dos 1204 vereadores em todo o Brasil somente 70 integram a Universal. E dos 79 prefeitos, apenas um é ligado à entidade”, informou Pereira. Serys atribui esses ataques a uma tentativa desesperada de desqualificar o debate político. “Quero debater políticas públicas”, afirmou ela.

marcos-pereira-prb-abona-filiacao-serys-mt-30-06-15-foto3-ascom-presidencia-nacionalCompanheira de Senado do republicano Marcelo Crivella (RJ), com que protagonizou diversos debates em favor do Brasil, Serys destacou a honestidade de Zé Alencar e sua luta contra o câncer, que lhe tirou a vida em 2011. Ela reclamou das rasteiras sofridas pelos dois partidos em que foi filiada depois de três mandatos como deputada estadual e um de senadora, totalizando 20 anos ininterruptos de vida pública. “Tiraram-me o direito de me candidatar. Não permitiram que o povo me elegesse ou me derrotasse”.

A nova republicana elogiou a conduta de Pereira nas conversas de aproximação, a quem chamou de “grande timoneiro que nos dá a direção”. Serys ouviu do presidente a garantia de que jamais será censurada pelas ideias que defende, mas lhe deu metas e objetivos. “A exemplo dos resultados de 2014, queremos triplicar a presença do partido nas câmaras e prefeituras”, afirmou ele. Hoje o PRB tem apenas um prefeito em Mato Grosso: José Mauro, de Arenápolis.

Presente ao evento, Mauro contou que foi candidato sem apoio de qualquer partido e sem chapa de vereadores. Ele aproveitou a oportunidade para pedir apoio do ministro Hilton para desenvolver o esporte na sua cidade. “As pessoas vivem nos municípios, é na porta dos prefeitos que elas batem quando a situação aperta”, contou. A ideia é fazer do esporte uma bandeira da sua gestão. Hilton, que comparou Pereira com o desbravador do Mato Grosso, Pascoal Leme, garantiu apoio no município e no estado.

A exemplo do prefeito José Mauro, outros nomes serão lançados em diversos municípios no próximo ano. Serys e Rossetti estão empenhados em filiar o máximo de pessoas possível e engrossar a meta estabelecida pelo presidente. A própria ex-senadora deve concorrer a prefeita de Cuiabá. Serys é a terceira pré-candidata já confirmada na disputa de capitais pelo PRB. Celso Russomanno, em São Paulo, e Crivella, no Rio de Janeiro, foram lançados por Pereira em maio, em Brasília.

Participaram do evento vereadores, presidentes municipais, membros e simpatizantes do PRB. Representantes de outros partidos, como o PTC, também prestigiaram a filiação da ex-senadora Serys.

Texto e fotos: Diego Polachini / Comunicação – Presidência Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest