Parnamirim terá linha de cuidado para o paciente oncológico

Prefeito Rosano Taveira (PRB) se reuniu com representantes da Liga Norte-Riograndense contra o Câncer

Publicado em 20/10/2017 - 00:00

Parnamirim terá linha de cuidado para o paciente oncológico
Prefeito Rosano Taveira (PRB) se reuniu com representantes da Liga Norte-Riograndense contra o Câncer

Parnamirim (RN) – O prefeito Rosano Taveira (PRB) recebeu, na manhã de quinta-feira (19), representantes da Liga Norte-Riograndense contra o Câncer, para discutir sobre a implantação da linha de cuidados para o paciente oncológico em Parnamirim, que tem como objetivo organizar a atenção à saúde, estabelecendo fluxos entre os pontos assistenciais, desburocratizando e ternando este cuidado mais eficaz e eficiente.

O coordenador administrativo da Liga, Alisson Fernandes, o gerente Júnior Gomes, gerente de qualidade da Liga, e o consultor André Domingos, foram recebidos pelo prefeito Rosano Taveira e pelo secretário de Saúde, João Albérico. Na ocasião, foram discutidas as ações integradas entre a Liga e a Prefeitura para a construção dessa linha de cuidados aos parnamirinenses.

Segundo Alisson Fernandes, essa organização pressupõe o estabelecimento de percursos ou trajetórias assistenciais representados pela definição de diretrizes clínicas voltadas ao atendimento dos problemas de saúde. “É fundamental que haja o funcionamento articulado das equipes de saúde, objetivando uma visão mais abrangente do indivíduo e caracterizando um espaço coletivo e não hierarquizado de desenvolvimento de ações de saúde”, explicou.

Na oportunidade, Rosano Taveira explicou que na próxima semana uma comissão da Secretaria de Saúde se reunirá com os representantes da Liga para discutir de que forma esse trabalho será implantado no município. “Temos muito interesse nessa parceria porque iremos encurtar o atendimento do paciente oncológico”, disse o prefeito.

Nesta parceria a Liga contra o Câncer entrará com a capacitação em oncologia para os profissionais de Parnamirim, apoio à construção do fluxo assistencial dos pacientes com lesão maligna confirmada, gestão integral dos munícipes em tratamento oncológico e apoio à formação em oncologia. Já a Prefeitura ficará responsável pela construção do fluxo assistencial dos pacientes com lesão confirmada, definição da referência e contra-referência entre a atenção básica e o centro especializado de Parnamirim; e disponibilização de serviço de apoio ao diagnóstico.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Parnamirim

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend