Parnamirim sedia 2º Encontro Nacional de Turismo e Cultura do Litoral Sul do RN

“Pretendemos estruturar, qualificar e diversificar nossa oferta turística, elevando o potencial que temos em nosso município”, disse o prefeito Rosano Taveira (PRB)

Publicado em 26/9/2017 - 00:00

Parnamirim sedia 2º Encontro Nacional de Turismo e Cultura do Litoral Sul do RN
“Pretendemos estruturar, qualificar e diversificar nossa oferta turística, elevando o potencial que temos em nosso município”, disse o prefeito Rosano Taveira (PRB)

Parnamirim (RN) – Nesta quarta-feira (27), Dia Mundial do Turismo, a prefeitura vai realizar o 2º Encontro Nacional de Turismo e Cultura do Litoral Sul, a partir das 8h30, no Hotel Village do Sol, em Pirangi do Norte. Trazendo como tema o “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, o evento tem como objetivo fortalecer a discussão entre todos os representantes da cadeia produtiva de Turismo e da Cultura, sobre as potencialidades e políticas voltadas para o setor na região, por meio das diretrizes do Ministério do Turismo para o Polo Costa das Dunas.

“Pretendemos estruturar, qualificar e diversificar nossa oferta turística, elevando o potencial que temos em nosso município”, disse o prefeito Rosano Taveira (PRB). Parnamirim foi elevada à categoria C dentro do programa federal de regionalização do turismo, passando a atender as condições para receber investimentos do governo federal e fomentar atividades turísticas no estado. Esse novo mapeamento turístico da regionalização do turismo e a nova categorização dos municípios do Rio Grande do Norte será apresentado durante a realização do 2º Encontro Nacional de Turismo e Cultura do Litoral Sul.

Nesta nova categorização, o município de Parnamirim integra, junto a 17 municípios, o polo Costa das Dunas, nome turístico dado à região leste do estado que baseia seu turismo nas atividades de sol e praia, envolvendo a rota das dunas, falésias, lagoas e maior cajueiro do mundo.

Atualmente, a Barreira do Inferno recebe uma média de cem mil visitantes anualmente. Já o maior cajueiro do mundo recebe aproximadamente 2,3 milhões de visitantes/ano. Números altos, que pedem um diagnóstico mais preciso para classificação do movimento de turistas, classificando-os por faixa etária e classe social, por exemplo, para o fomento de um melhor atendimento.

Aproveitando essa necessidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) irá apresentar no evento, um case de sucesso da Alemanha sobre como criar um diagnóstico da cadeia produtiva para fomentar atividades turísticas.

“Parnamirim foi escolhida pelo Senac para a implantação deste modelo de diagnóstico, o que irá valorizar sua potencialidade turística. Iremos aproveitar para anunciar a criação de uma segunda rota turística, envolvendo o maior cajueiro do mundo e as lagoas do Polo Costa das Dunas”, disse Paulo Lopes, assessor especial da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.

A Prefeitura de Parnamirim, com o apoio do seu Grupo de Ciência e Tecnologia (GCTI) também planeja a criação de uma plataforma virtual de georreferência turística de Parnamirim. “O aplicativo para smartphones irá indicar rotas gastronômicas e de hotelaria, oferecendo facilidade para comparar preços e serviços do setor”, concluiu Paulo Lopes.

Programação

8h00 – Apresentação cultural com grupo de Xaxado da Fundação Parnamirim de Cultura (Funpac)
8h30 – abertura com o Prefeito Rosano Taveira
9h00 – Apresentação do plano de marketing para a região sul do Polo Costa das Dunas – Representante do setor privado – ABIH – Fecomércio
9h15 – Fala do Superintendente do Banco do Nordeste – BNB /RN, sobre as linhas de financiamento para o setor de turismo, Fabrízio Feitosa
9h45 – Apresentação do CASE de sucesso de diagnóstico do turismo na Alemanha – pelo Senac
10h15 – Apresentação do “Plataforma Geo Parnamirim”, como ferramenta de gestão de Turismo – Secretário de Tecnologia de Parnamirim
10h45 – Programa Municipal de Cultura – presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Dario Medeiros
11h15 – Apresentação dos mecanismos de implantação da “Rota turística do maior cajueiro e das lagoas” – Sebrae/RN
12h30 – Encerramento

Texto, foto e arte: Ascom – Prefeitura de Parnamirim

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend