Para investir em saúde, prefeita Ana Karin opta em não promover carnaval em Cruzeiro

Intenção é investir a verba em áreas como infraestrutura, segurança, educação e saúde

Publicado em 29/1/2016 - 00:00

Para investir em saúde, prefeita Ana Karin opta em não promover carnaval em Cruzeiro
A intenção é investir a verba em áreas como infraestrutura, segurança, educação e saúde, com ênfase em melhorias no atendimento prestado na Santa Casa de Misericórdia

 

Cruzeiro (SP) – Com o objetivo de ampliar os investimentos na Saúde de Cruzeiro-SP, a prefeita Ana Karin (PRB-SP) anunciou oficialmente nesta semana que a cidade não terá Carnaval em 2016. Neste ano, a folia do momo será comemorada em 9 de fevereiro (terça-feira). A intenção do governo local é investir a verba que seria destinada à seguranças e shows no período carnavalesco em áreas como infraestrutura, segurança, educação e saúde, com ênfase em melhorias no atendimento prestado na Santa Casa de Misericórdia, que, desde outubro de 2015, encontra-se sob intervenção municipal.

Os gastos com o Carnaval de Cruzeiro estavam estimados em aproximadamente R$ 300 mil. Tendo em vista à delicada situação econômica pela qual o Brasil passa não de hoje, a chefe do Poder Executivo cruzeirense achou melhor, contudo, adotar a política do contingenciamento de gastos, apesar de determinar aos setores de Cultura e de Turismo da prefeitura providências para a realização de atividades alusivas à data sem altos investimentos que ofereçam entretenimento de qualidade e segurança, de forma gratuita, para crianças, jovens e adultos da cidade.

Ana Karin acredita que o aporte que seria empregado na festa popular deva ser destinado a segmentos como infraestrutura, educação, segurança e saúde – este último com prioridade, em razão dos altos e baixos que vitimam a Santa Casa do município e que há quatro meses está sob intervenção do Executivo. A prefeita de Cruzeiro lembra, ainda, que a cidade conta com repasses baixos por parte das esferas superiores (União e Governo do Estado de São Paulo) e não detém arrecadação local “grandiosa” em comparação a outros municípios brasileiros:

“Por tudo isso, a Secretaria Municipal de Relações Institucionais, responsável pelas ações de Cultura e de Esporte de Cruzeiro, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, está alinhavando uma agenda que ofereça entretenimento à população no Carnaval, mas sem que para isso tenhamos gastos vultuosos. O que seria aplicado no Carnaval será destinado a outros projetos, incluindo aí à Santa Casa. A manutenção de seu funcionamento tem sido um dos nossos maiores desafios, desde que reassumi a prefeitura”, complementa a política.

Festa com a família

Segundo Ana Karin, as atividades referentes ao Carnaval em Cruzeiro neste ano vão acontecer no Bosque Municipal “Rogério Mariano” (rua Pedro Ribeiro da Silva, s/nº, I Retiro Mantiqueira), com entrada franca.

No sábado, no domingo e na segunda-feira (6, 7 e 8 de fevereiro, respectivamente), o público infantil e os adultos poderão se divertir nas matinês, ao som das tradicionais marchinhas e demais sucessos musicais. As sessões terão início às 15 horas, com término previsto para as 19 horas.

Como de costume, a Prefeitura de Cruzeiro também vai apoiar o “Rebanhão”, encontro promovido durante o Carnaval pela comunidade católica da cidade. O apoio ainda será oferecido ao segmento evangélico do município, para a realização dos tradicionais retiros espirituais, que acontecem neste período em algumas escolas cruzeirenses.

 

Texto: Rafael Rodrigues e Carla Fiamini
Foto: Wesley Ribeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend