Optometria é tema de reunião da Comissão de Defesa do Consumidor de Campinas (SP)

Optometria é tema de reunião da Comissão de Defesa do Consumidor de Campinas (SP)

Debate contou com a participação de especialistas e foi promovido pelo vereador Fernando Mendes (PRB), presidente do colegiado

Publicado em 17/5/2017 - 00:00

Optometria é tema de reunião da Comissão de Defesa do Consumidor de Campinas (SP)
Encontro com especialistas foi promovido pelo vereador Fernando Mendes (PRB), presidente da Comissão de Economia e Defesa dos Direitos do Consumidor

Campinas (SP) – Na última segunda-feira (15), o vereador Fernando Mendes (PRB), que é presidente da comissão de Economia e Defesa dos Direitos do Consumidor, reuniu representantes do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO-SP) para debater a inserção da profissão de Optometria no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) do município de Campinas.

Para Fernando Mendes, a classe tem sido reprimida. “Nós vivemos numa sociedade de consumo com muitos privilégios, a prova disso é a dificuldade que o governo tem em fazer uma reforma, pois toda vez que propõe uma mudança, tem que mexer no privilégio de algumas classes e com a optometria não é diferente. Quando se fala de profissionais independentes, que cuidam da visão primária, é como se houvesse um predador social, neste caso, os oftalmologistas”, relatou Mendes, sobre uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos optometristas na cidade de Campinas.fernando-mendes-vereador-prb-campinas-debate-oftometria-em-reuniao-de-comissao-do-consumidor-foto-ascom-16-05-2017-02

Um dos convidados da reunião, o professor de optometria da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Moura, falou sobre a função do oftalmologista, que trata das doenças como catarata e glaucoma. Já o optometrista é responsável por prescrever óculos, lentes de contato e terapias para melhorar a capacidade visual do paciente.

De acordo com dados do IBGE, 18,8% da população, cerca de 35 milhões de pessoas, declaram ter dificuldades para enxergar, sendo que 80% da demanda é para a medição do grau dos óculos, ou seja, se tivesse o profissional de optometria, as filas de atendimento reduziriam rapidamente, melhorando a qualidade de vida da população.

Na reunião estiveram presentes o advogado Filipe Menino; o delegado regional de Optometria de Guarulhos, João Paulo de Freitas; o presidente de Honra do Conselho de Optometria, Vilmário Antonio Gutiel; além de alunos do curso de optometria da Universidade Bráz Cubas.

O vereador do PRB pretende fazer outra reunião aberta ao público para trazer mais informações à população sobre o tema. “O direito de ver é de todos. Não vamos fechar os olhos para esta causa”, finalizou Fernando Mendes.

Texto e foto: Ascom – vereador Fernando Mendes
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend