ONU classifica cidade de Montes Claros como primeiro lugar no quesito Educação

professor

Montes Claros (MG) – O prefeito da cidade de Montes Claros, Ruy Muniz (PRB), comentou que há poucos dias foi divulgado mais um estudo (O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013) realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Integrada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro. Em relação à média dos quesitos, Montes Claros alcançou nota 0,770, o que é considerado como IDH alto (entre 0,700 e 0,799) e superior às médias estadual (0,737) e nacional (0,727).

Para quem não está familiarizado com a expressão, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada, normalmente, para classificar países, estados e municípios. O IDH cria estatísticas a partir de dados relacionados à expectativa de vida ao nascer, escolaridade e renda daqueles que habitam determinada localidade e podem ser entendidos como indicadores de padrão e qualidade de vida.

4_2_13_entrevista_da_semana_mg_ruy_munizNo aspecto renda, que avalia dados como renda per capta, rendimento médio e desigualdade socioeconômica, a nota montes-clarense foi 0,707, menor que a média estadual (0,730) e nacional (0,816), mas mesmo assim considerada alto IDH. Em relação à longevidade, que leva em consideração informações sobre expectativa de vida ao nascer e mortalidade infantil, a maior cidade do Norte de Minas teve nota 0,868 (IDH muito alto) superior às notas obtidas pelo país (0,739) e pelo estado (0,838).

EDUCAÇÃO – No quesito educação, foram avaliados itens como alfabetização, escolaridade, frequência escolar e defasagem (diferença entre idade recomendada e idade real dos alunos em determinadas séries). Montes Claros se destacou ainda mais obtendo nota 0,744 (IDH alto), e com destaque na comparação com outros municípios do estado.

Para se ter uma ideia, apenas 6,4% dos municípios brasileiros estão neste patamar, que consagrou Montes Claros como primeiro lugar no estado de Minas Gerais. Se compararmos a nota da maior cidade do Norte de Minas com algumas cidades mineiras é possível ver o sucesso do município visualizado pelo estudo: Belo Horizonte obteve nota 0,737; Juiz de Fora (0,711); Uberlândia (0,716), Uberaba (0,705); Governador Valadares (0,644); Contagem (0,697); e Betim (0,687).

Fonte: Ascom Ruy Muniz

Fotos: Fábio Marçal

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest