Nunes Coelho cobra solução para emaranhado de fios em Taubaté, em reunião com empresas

Republicano ressalta que não é apenas uma questão estética, mas também a segurança pública que está em xeque.

Publicado em 6/6/2014 - 00:00

Nunes Coelho cobra solução para emaranhado de fios em Taubaté, em reunião com empresas
Republicano ressalta que não é apenas uma questão estética, mas também a segurança pública que está em xeque.

 

Taubaté (SP) – O vereador Nunes Coelho (PRB-SP) se reuniu, na terça-feira (03), com representantes das companhias de eletricidade e telefonia que atuam em Taubaté – EDP Bandeirante, Vivo e Net – para cobrar solução quanto ao emaranhado de fios nos postes. O vereador presenciou um acidente envolvendo um ciclista, que ficou preso a fios soltos na rua Domingues Ribas, no bairro Monção, e alertou: mais que a poluição visual, o emaranhado representa risco para o cidadão.

Nunes obteve sinalização positiva das companhias com relação ao assunto e foi convidado a ser o representante do Legislativo nas reuniões entre o Poder Executivo e as empresas, em um grupo de trabalho formado em março. “A forma como os fios estão colocados não está de acordo com as normas da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Se nada for feito, vou propor uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), porque a Prefeitura tem que fiscalizar”, assinalou o vereador.

“Não é apenas uma questão estética. É claro que a poluição causada pela grande quantidade de fios é um terrível cartão de visitas para a cidade, mas a segurança pública está em xeque. A presença de fios ao alcance das mãos é um problema grave que deve ser resolvido com urgência. Como representante da população, não posso me calar”, afirmou Nunes.

A Prefeitura, segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Magno, tem cobrado da Vivo a remoção de “fios mortos”, pois vão contra as normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). “A gente iniciou a conversa com a Bandeirante, e traçamos uma estratégia com os representantes. Vamos trabalhar por região, iniciamos o trabalho em abril. A Vivo se comprometeu a intensificar o trabalho dela, trazendo equipes de outras áreas, e a Net também. A preocupação nossa é quanto ao cronograma, a gente queria um cronograma mais curto, mas existe uma regulamentação federal com normas a serem seguidas”, informou o secretário.

De acordo com o diretor de relações institucionais da EDB Bandeirante, Marcos Scarpa, houve por muito tempo falta de fiscalização da EDP. Ele afirmou que 90% do problema estão relacionados à Vivo e 10% à Net. Ressaltou que o plano de trabalho divide a cidade em 15 polígonos, e a cada três meses uma dessas áreas receberá limpeza e manutenção, sendo que casos urgentes poderão ser atendidos mediante reclamação.

Gestor de manutenção de redes da Vivo, Cleverson Pinheiro Araújo ressaltou que a fiação existente é muito antiga, tem mais de 30 anos, e novos fios, que já estão enrolados em alguns postes, serviriam para a expansão da rede. Ele assegurou que a companhia tem se esforçado para modificar o quadro atual.

Coordenador responsável pela rede externa da Net, André Antônio Gouvêa Santos esclareceu que há um ciclo de inspeção visual feito a cada três meses pela empresa. “A Net está tranquila quanto à rede externa, pois temos um padrão”, afirmou.

Fonte e foto: Ascom – Câmara Municipal de Taubaté

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend