Muniz implanta serviço de urgência odontológica em MG

ruy-muniz-prb-implanta-servico-odontologico-foto-ascom-27-08-13

O objetivo do projeto é avaliar diagnosticar e tratar os variados casos de acidentes e processos dolorosos que podem acometer a cavidade bucal.

 

Montes Claros (MG) – O prefeito Ruy Muniz (PRB-MG) em parceria com a secretaria Municipal de Saúde criou o serviço de urgência odontológica. O objetivo do projeto é avaliar diagnosticar e tratar os variados casos de acidentes e processos dolorosos que podem acometer a cavidade bucal. Entre as modalidades de ocorrências atendidas pelo município, destacam-se dor aguda, extrações, hemorragias após cirurgias, infecções na gengiva e traumatismos dentários ósseos e dos tecidos moles (gengiva, língua e lábios).

Segundo o dentista Fabrício Maurício Canela, que atua na equipe de urgência do Pronto-Socorro Municipal Alpheu de Quadros, no Bairro Santo Antônio, os casos mais recorrentes são de extração, dores e dentes fraturados em decorrência de quedas, colisão ou pancadas. “Dor não tem hora nem lugar para sentirmos, por isso o município oferece o serviço de urgência odontológica, que engloba desde uma simples extração até um procedimento por causa de traumas”, afirmou Fabrício Maurício.

Satisfação no atendimento

Seu Joaquim José dos Santos, 66 anos, foi fazer uma simples extração com finalidade protética no Alpheu de Quadros. Em 20 minutos de atendimento, saiu do consultório satisfeito. Sem poder se comunicar com facilidade, apenas disse: “O atendimento é ótimo, a equipe me recebeu muito bem”. Enquanto se despedia, o dentista dava as últimas orientações. “Aqui, trabalhamos com um atendimento humanizado, a partir do qual o nosso objetivo é oferecer as condições necessárias no que se refere à odontologia para que o paciente tenha bem-estar e qualidade de vida”, disse Fabrício.

O profissional ainda destaca que as equipes de urgência odontológica trabalham em interação com os médicos. “Se não houvesse essa interação, não conseguiríamos chegar a um diagnóstico eficiente”, destaca. A coordenadora de Saúde Bucal do município, Marinilza Soares Mota Sales, explica que a perspectiva multidisciplinar do pronto-socorro odontológico assegura um atendimento de qualidade ao paciente.

Além disso, o consultório foi todo reestruturado, a fim de melhorar as condições de trabalho, bem como a comodidade, a humanização e segurança do paciente. “Nós temos instrumentais para trabalhar todos os turnos”, informou o cirurgião dentista Fabrício.

Dona Maria Aparecida Monção, 48 anos, concorda com a qualidade do atendimento prestado no Alpheu. “Toda vez que eu venho, eu sou atendida. E é um bom atendimento, não tenho do que queixar”, afirma.

A coordenadora assegura que todas as patologias agudas são resolvidas no Pronto-Socorro Municipal Alpheu de Quadros. Entretanto, caso o paciente necessite de um tratamento completo ou mais específico, ele é encaminhado para as equipes de saúde bucal ou para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona na Policlínica Ariosto Correa Machado, que é referência para o atendimento odontológico especializado em Montes Claros.

Nas Unidades Básicas de Saúde e nas equipes de saúde bucal também são concedidas duas fichas por dia para casos de urgência “Pacientes que apresentam indícios de outras patologias após o atendimento odontológico, também são encaminhados para avaliação médica, garantindo a integralidade do atendimento aos usuários”, informa a coordenadora.

Por ser de livre demanda, é atendida uma média de 40 pessoas por dia só no Alpheu de Quadros, que, além dos pacientes de Montes Claros, também atende pacientes de outras regiões.

As equipes do pronto-socorro odontológico contam com um profissional dentista e um auxiliar durante o dia e no período noturno uma equipe de 12 dentistas residentes, que fazem rodízio durante a semana para o atendimento da população, e também conta com uma auxiliar de consultório. O atendimento ocorre das 7h às 11h, das 13h às 17h e das 18h às 22h. Nos finais de semana e em feriados, o atendimento é das 8h às 16h. Em dias úteis, no período noturno, a população também poder recorrer ao serviço de urgência nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Santos Reis, São Judas e Major Prates, que funcionam até às 22 horas.

 

Edição: Eulla Carvalho, com informações e foto: Ascom – prefeitura de Montes Claros

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest