Marinho participa da reinauguração do Centro que combate anemia falciforme em Itabuna

Marinho participa da reinauguração do Centro que combate anemia falciforme em Itabuna

Márcio Marinho esteve acompanhado pelo prefeito do município, Claudevane Leite (PRB-BA); e pelo secretário de Saúde, Renan Araújo

Itabuna (BA) – O deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) participou da reinauguração do Centro de Referência em Doenças de Anemia Falciforme de Itabuna (Cerdofi), na última semana, acompanhado pelo prefeito do município, Claudevane Leite (PRB-BA), e pelo secretário de Saúde, Renan Araújo.

Em seu pronunciamento, o republicano elogiou a iniciativa do prefeito e lembrou que a doença, desconhecida por muitos, é fatal. “A anemia falciforme diminui a expectativa de vida de homens e mulheres negros, assim, deve ser tratada urgentemente com a devida atenção, sobretudo, pelo fato dela acometer apenas a população afrodescendente, maioria da população no estado da Bahia”, pondera.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8017/10, de autoria do deputado Marinho, que possibilita o saque do dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pelo trabalhador ou dependente que tiver anemia falciforme. A proposta altera a Lei 8.036/90, que instituiu o fundo.

Anemia

A anemia falciforme é hereditária e caracteriza-se pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, que se tornam parecidos com foices. Essas células têm suas membranas alteradas e rompem-se mais facilmente, causando a anemia.

Segundo dados da Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo (AAFESP) citados pelo parlamentar, a doença atinge 1 em cada 1000 crianças nascidas. Em alguns estados brasileiros, como a Bahia, a doença chega a atingir 1 em cada 500 recém-nascidos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Texto: Jamile Cerqueira / Ascom – deputado federal Márcio Marinho; e Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB, com informações Agência Câmara Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest