Marcos Abdala quer proibir fogos de artifício com barulho em Piracicaba (SP)

“Minha proposta não é prejudicar o comércio, porque eles poderão continuar vendendo os fogos de efeito luminoso”, comentou o republicano

Publicado em 25/5/2017 - 00:00

Marcos Abdala quer proibir fogos de artifício com barulho em Piracicaba (SP)
Vereador afirmou que tomou a iniciativa de apresentar o PLC por diversas razões, além de ver o sofrimento de seus animais com os artefatos barulhentos em comemorações festivas e esportivas

Piracicaba (SP) – O vereador Marcos Abdala (PRB) apresentou na câmara, o Projeto de Lei Complementar 01/2017, que determina a proibição e a utilização de quaisquer tipos de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que causam estampido na cidade. A proposta altera o artigo 146 da Lei Complementar 178/2006 que disciplina o uso dos fogos de artifício e mantém a proibição em locais fechados.

O vereador afirmou que tomou a iniciativa de apresentar o PLC por diversas razões, além de ver o sofrimento de seus animais com os artefatos barulhentos em comemorações festivas e esportivas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, apresentados na proposta, 15% dos acidentes com fogos de artifício levam ao óbito, 70% causam queimaduras, 20% lacerações e cortes e 10% amputações de membros superiores. A medida já foi adotada em diversos municípios do país e do estado, como Campinas e Sorocaba.

O vereador pretende, com a proposta, iniciar uma discussão na cidade. “Minha proposta não é prejudicar o comércio, porque eles poderão continuar vendendo os fogos de efeito luminoso. Muitas pessoas já estão preferindo esses artefatos aos barulhentos”, comentou Marcos Abdala.

No projeto, o republicano ressalta que a queima de fogos de artifício ultrapassa 125 decibéis, “equivalendo-se ao som de um avião a jato”, conta. Segundo ele, o meio ambiente também fica prejudicado com a poluição sonora e com os resíduos que os fogos deixam no ar.

“Temos uma fauna muito rica e os fogos prejudicam todas elas, principalmente as aves”, lembrou Abdala. Sobre a tradição de alguns eventos da cidade na soltura de rojões com estampidos, o parlamentar do PRB afirma que as mudanças são necessárias.

O PLC 01/2017 ainda não tem data definida para entrar na pauta. O projeto passa por análise das comissões.

Texto e foto: Ascom – vereador Marcos Abdala

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend