Marcelo Crivella empossa Conselho Municipal de Planejamento Urbano da Cidade do Rio

Conselho será presidido pelo arquiteto e urbanista Augusto Ivan Freitas Pinheiro, que foi um dos responsáveis pela concepção do corredor cultural de preservação e revitalização do Centro

Publicado em 17/1/2017 - 00:00

marcelo-crivella-prb-posse-copur-rio-foto-edvaldo-reis-16-01-17
O conselho será presidido pelo arquiteto e urbanista Augusto Ivan Freitas Pinheiro

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) deu posse, nesta segunda-feira (16), aos novos integrantes do Conselho Municipal de Planejamento Urbano da Cidade do Rio de Janeiro (Copur Rio), para o biênio 2017-2018, em uma solenidade no Palácio da Cidade. O Copur Rio será formado por cinco arquitetos, sendo dois deles funcionários concursados da Prefeitura do Rio. Entre as atribuições do órgão está propor e discutir alterações urbanísticas, que privilegiem o desenvolvimento sócio econômico da cidade, respeitando as expressividades de cada região.

O conselho será presidido pelo arquiteto e urbanista Augusto Ivan Freitas Pinheiro, que foi um dos responsáveis pela concepção do corredor cultural de preservação e revitalização do Centro, e terá ainda como membros os arquitetos Paulo Casé, Pedro Rolim e Márcio Menezes. Estes dois últimos, funcionários de carreira da prefeitura.

Augusto Ivan de Freitas disse que as Zonas Norte e Oeste serão o eixo principal das discussões do Copur Rio nessa fase inicial. Ele defende que a linha férrea, que corta os principais bairros dessas duas regiões seja incluída nos projetos. “O trem transporta as pessoas, mas não ajuda no desenvolvimento das áreas por onde ele passa. As empresas de prestação de serviços, por exemplo, não precisam ficar concentradas na Barra, no Centro do Rio ou em Copacabana. Elas podem se deslocar para onde as pessoas moram e as estações de trens podem ser uma referência”, disse.

Além do prefeito, o vice-prefeito Fernando Mac Dowell e o secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Índio da Costa, também participaram da solenidade.

Índio da Costa ressaltou que as áreas mais carentes das Zonas Norte e Oeste serão as prioridades na área de urbanismo. “O Copur Rio mescla arquitetos já consagrados com jovens talentos da prefeitura. Através dele, vamos buscar formas de melhorar a cidade e cuidar das pessoas sem precisar comprometer os recursos públicos. Os membros do Conselho, que não recebem remuneração, vão pensar novas operações e formas de melhorar a cidade com o apoio da iniciativa privada e com o olhar dos urbanistas, que pensam a cidade como um todo”, declarou.

Conheça os novos conselheiros do Copur Rio

  • Augusto Ivan Freitas Pinheiro é arquiteto e urbanista. Além do urbanismo, também desenvolve projetos para a preservação do patrimônio cultural do Rio de Janeiro. Entre as várias funções que já desempenhou, destaca-se a execução de projetos públicos. Ele foi um dos responsáveis pela concepção do Corredor Cultural de preservação e revitalização do Centro da cidade e também participou do planejamento e do monitoramento de ações de preparo da cidade no projeto olímpico Rio 2016. É professor de Urbanismo na PUC-Rio.
  • Paulo Hamilton Casé é arquiteto e urbanista, de estilo modernista, concebeu inúmeros projetos arquitetônicos de prédios comerciais e hotéis no Rio de Janeiro. Também tem em seu currículo projetos de urbanização nos bairros de Ipanema, Bangu e na favela da Mangueira.
  • João Cândido Niemeyer Soares é arquiteto e participou, em colaboração com Oscar Niemeyer, da concepção do projeto-padrão do CIEP, entre outros projetos.
  • Pedro Rodrigo Barbier Rolim é arquiteto e servidor municipal desde 2008. Foi coordenador da Coordenadoria Geral dos Programas de Interesse Social da Secretaria Municipal de Urbanismo que é responsável pelo licenciamento dos projetos da política habitacional do município, estado e também federal.
  • Márcio Menezes Lopes, também formado em arquitetura e está na prefeitura do Rio desde 2002, quando ingressou nos quadros da CET-Rio. Em 2008, ele passou a fazer parte da equipe de arquitetos da antiga Secretaria Municipal de Urbanismo, hoje parte integrante da Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação. Marcio Menezes também teve participação no projeto olímpico Rio 2016.

Texto: Sérgio Braga / Ascom – prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Edvaldo Reis

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend