Manu Caliari pede Plano Municipal de Mobilidade Urbana em Gramado (RS)

“Faço o pedido uma vez que o plano é de grande importância para solucionar um dos maiores problemas enfrentados pelo município nos dias atuais”, disse Manu

Publicado em 27/5/2017 - 00:00

Manu Caliari pede Plano Municipal de Mobilidade Urbana em Gramado (RS)
Republicana apresentou, nesta semana, pedido à prefeitura

Gramado (RS) – A vereadora Manu Caliari (PRB) apresentou, nesta semana, pedido à prefeitura no qual solicita que seja remetido à câmara municipal o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A solicitação será enviada ao executivo.

“Faço o pedido uma vez que o plano é de grande importância para solucionar um dos maiores problemas enfrentados pelo município nos dias atuais. É importante salientar que o governo federal editou medida provisória (MP) que altera a lei 12.587 de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O objetivo da MP foi mudar o prazo de três para sete anos para que os municípios elaborem o Plano de Mobilidade Urbana. O prazo também mudou de três para sete anos para que o Plano de Mobilidade Urbana seja integrado ao plano diretor municipal existente ou em elaboração, contado da data de vigência da lei 12.587/2012. O novo prazo é abril de 2019. Encerrado o prazo, os municípios ficam impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana até que atendam à exigência estabelecida na lei”, explicou a republicana.

O plano deverá contemplar:

– os serviços de transporte público coletivo;
– a circulação viária;
– as infraestruturas do sistema de mobilidade urbana;
– a acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade;
– a integração dos modos de transporte público e destes com os privados e os não motorizados;
– a operação e o disciplinamento do transporte de carga na infraestrutura viária; os polos geradores de viagens;
– as áreas de estacionamentos públicos e privados, gratuitos ou pagos;
– as áreas e horários de acesso e circulação restrita ou controlada;
– os mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana.

Texto e foto: Ascom – Câmara Municipal de Gramado

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend