Lei do vereador João Mendes garante ensino integral de qualidade no Rio de Janeiro

Lei do vereador João Mendes garante ensino integral de qualidade no Rio de Janeiro

Proposta já beneficiou milhares de estudantes e está implantada em 35% das escolas públicas carioca

Publicado em 5/7/2016 - 00:00

Lei do vereador João Mendes garante ensino integral de qualidade no Rio de Janeiro
Proposta já beneficiou milhares de estudantes e está implantada em 35% das escolas públicas carioca

Rio de Janeiro (RJ) –A lei do ensino integral (turno único) de coautoria do vereador João Mendes (PRB-RJ), em vigor desde 2011, na cidade do Rio de Janeiro, vem garantindo ensino de qualidade a milhares de estudantes e famílias cariocas.

A lei do republicano, que está alinhada às políticas públicas defendida pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que sugere a implantação do ensino integral até 2020, já está implantada em 35% das escolas cariocas, o que segundo o vereador, é uma conquista histórica para a sociedade.

“É uma grande vitória e trouxe maior tranquilidade, no que concerne a proteção dos alunos, bem como o acesso ao ensino de melhor qualidade. Há muitos anos o povo do Rio reivindica o ensino integral ou turno único, que tem permitido que o aluno do ensino fundamental fique mais tempo na escola, melhore seu aprendizado, assim como ao permanecer mais tempo nas dependências escolares, a cumprir com a carga horária, além de praticar atividades extracurriculares”, ressaltou João Mendes.

Além de proporcionar um ensino mais completo, a proposta tem beneficiado os pais, que podem trabalhar sem se preocuparem com seus filhos. Para o vereador, a medida tem evitado que muitas crianças fiquem expostas nas ruas, evitando assim o contato com as drogas, o tráfico e a exploração.

“O ensino único é fundamental para que o Brasil avance e se desenvolva. Sem estudo, um povo vira escravo, não tem opinião, não decide e não reage quando se vê em momentos de crises e conflitos. O ensino é o passaporte para a independência de um povo, para sua autonomia e liberdade de escolha”, afirmou o vereador republicano.

Por força da lei, a Prefeitura do Rio está construindo mais 500 escolas para oferecer o ensino integral. As escolas devem oferecer, além do ensino, atividades físicas práticas esportivas, alimentação, música, teatro, entre outras.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend