Junto à comunidade, Waldir Canal avalia plano de manejo do Parque Delta do Jacuí

24_06_13_destaque05_rs_waldir_canal_remanejo_parque_delta_jacui_audiencia_publica

Porto Alegre (RS) – Cerca de 200 pessoas participaram da audiência pública proposta pelo vereador Waldir Canal (PRB), na última semana, para debater o Plano de Manejo do Parque Delta do Jacuí. O encontro reuniu vários representantes de diversos setores no plenário Otávio, na Câmara Municipal de Porto Alegre, e tratou adequações do Plano às reivindicações dos moradores da capital.

Dentre as principais questões discutidas, a delimitação visível da implantação da Área de Proteção Ambiental (APA), conforme determinado por lei que criou o parque em 1976, destino dos moradores das ilhas de Porto Alegre e de alguns bairros da cidade de Eldorado do Sul.

Sobre o assunto, Waldir Canal ressaltou a situação das 200 famílias que residem na Ilha da Pintada e dos 1.200 pescadores de Porto Alegre que utilizam a área como local de trabalho. “A atenção deve ser redobrada sobre este assunto, pois temos de adequar o uso deste local à preservação ambiental e das riquezas naturais alí existentes; além de atender as famílias e profissionais que residem neste local”, argumenta.

Também presente, o secretário adjunto do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Luís Fernando Perello, que afirmou que os trabalhos técnicos sobre o Plano de Manejo já foram concluídos. Porém, segundo ele, é necessário finalizar a compilação do documento onde as regras e perímetros de zoneamento que envolve a APA estão incluídos. Para o secretário, as maiores preocupações das comunidades são sobre a Zona de Amortecimento, região em torno do Parque onde está o maior número de moradores.

24_06_13_destaque05_rs_waldir_canal_remanejo_parque_delta_jacui_audiencia_publica002Vilmar Coelho, presidente da Colônia de Pescadores Z5, sugeriu o remanejo dos moradores para dentro das próprias ilhas, além de reforçar o empenho da comunidade para manter o local limpo. “A Z5 promove, desde 2007, ações de cunho ecológico com o recolhimento de lixo do rio. Já temos 150 barcos fazendo isso e na última vez tiramos 27 toneladas”, relembra.

Ao finalizar a audiência, Waldir Canal apresentou as reivindicações listadas em documento entregue pelo presidente da Colônia de Pescadores Z5. Além disso, o vereador solicitou a urgente distribuição do Plano de Manejo aos agentes envolvidos e sugeriu nova reunião no Parlamento municipal para finalizar documento sobre o tema.

Estava presente, o promotor Luciano de Faria Brasil; o secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Dilda; o major Rodrigo Gonçalves dos Santos, do comando Ambiental da BM; a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Udo Silvio Mohr.

Edição Jamile Reis – Comunicação Nacional do PRB

Fonte e fotos: Ascom Waldir Canal

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest