Joselito Nunes participa da formação de agentes de saúde em Jaboatão (PE)

Joselito Nunes participa da formação de agentes de saúde em Jaboatão (PE)

Republicano destacou a importância da formação deste segmento que atua em políticas públicas para as mulheres do município

Publicado em 18/5/2017 - 00:00

Joselito Nunes participa da formação de agentes de saúde em Jaboatão (PE)
Republicano destacou a importância da formação deste segmento que atua em políticas públicas para as mulheres do município

Jaboatão dos Guararapes (PE) – Na última sexta-feira (12), a secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Jaboatão dos Guararapes, que tem como titular o republicano Joselito Nunes (PRB), promoveu uma formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em políticas públicas para as mulheres do município.

A mesa foi composta pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Joselito Nunes; o secretário Municipal de Saúde, Alberto Lima; a secretária Executiva de Saúde, Renata Cabral; a secretária Executiva da Mulher do Jaboatão, Juliana Paranhos; e representando a secretária Estadual da Mulher, Cláudia Barros, a coordenadora de ações preventivas e diretora-geral de Enfrentamento da Violência de Gênero, Bianca Rocha.

Durante a formação, foram apresentadas orientações a respeito do enfrentamento à violência contra mulher e a importância do atendimento da rede de serviços da cidade. Os agentes conheceram os canais de denúncia e o trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher.

O republicano destaca que a maior parte das agressões geralmente ocorrem dentro de casa e, na maioria das vezes, o agressor é uma pessoa que vive com a vítima. “Ao se deparar com uma situação de agressão, os agentes necessitam desenvolver o trabalho social e conhecer quais os setores da rede de serviços e encaminharem a vítima, na expectativa de proteção e promoção dos direitos e ruptura do ciclo de violência. O olhar sensível a sintomas da violência, muitas vezes silenciados pelo medo, é essencial durante as visitas domiciliares”, comentou.

De acordo com o secretário Joselito, essa formação direcionada aos agentes comunitários de saúde é de suma importância, pois eles têm um papel relevante na comunidade em que reside e atua. “O agente é o elo entre os moradores e conhece, os problemas enfrentados pela comunidade, as demandas e necessidades peculiares de cada morador”, disse o secretário.

Segundo o secretário de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Alberto Lima, no âmbito da saúde da mulher, a Prefeitura está implantando o protocolo de atenção à saúde da mulher, sendo que apenas Jaboatão dos Guararapes e outros três municípios no Brasil estão fazendo este trabalho, que tem apoio do Ministério da Saúde e Hospital Sírio Libanês. “Este protocolo vai qualificar a atenção à saúde da mulher”, contou.

Claúdia Barros avaliou que a formação serviu para apresentar as causas da violência, enfatizando as relações de gênero como questão importante para entender o conceito e os efeitos da violência contra as mulheres assim como sensibilizar os agentes de saúde no atendimento e apoio de mulheres que vivem em situação de violência, acionando a rede de enfrentamento do município.

A diretora-geral de enfrentamento à violência de gênero contra mulher, Bianca Rocha, explanou que a estratégia de saúde da família é uma política fundamental para o enfrentamento da violência contra a mulher.

A secretaria Juliana Paranhos disse que não podemos deixar de reconhecer que os Agentes Comunitários de saúde (ACS) são os profissionais mais próximos da comunidade,. “Sabendo disso e conscientes da importância da conscientização sobre a prevenção e enfrentamento, decidimos realizar esta formação, com o objetivo de alcançarmos em nosso município menores índices de violência doméstica e familiar contra a mulher”, explicou.

As formas de violência, tipos de crimes, detecção de situação de risco e os programas sociais que as vítimas podem ser encaminhadas fizeram parte do conteúdo da formação.

Texto e foto: Ascom – secretário Joselito Nunes
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend