José Freitas recebe pesquisadora italiana

José Freitas recebe pesquisadora italiana

 

Porto Alegre (RS) – O secretário Municipal de Segurança de Porto Alegre, José Freitas (PRB), participou de entrevista com a pesquisadora italiana Luisa Tuttolomondo da Universidade Luav de Venecia, que está na capital para uma pesquisa sobre a problemática da segurança.

Freitas destacou a importância da SMSEG e definiu que a pasta é articuladora na operação de políticas de segurança pública no âmbito do município de Porto Alegre, respeitando as competências de órgãos públicos que atuam no segmento nas esferas estadual e federal. “A SMSEG compete planejar, coordenar e controlar as políticas de segurança comunitária e de prevenção à violência, promovendo canais de participação da sociedade, como o Conselho Municipal de Justiça e os Fóruns Regionais, visando a construção de uma segurança pública de caráter comunitário”.

Para este ano, como política de segurança, a SMSEG teve, por exemplo, a 2ª Conferência Municipal de Segurança Urbana que apontou um conjunto de medidas para prevenção e enfrentamento a violência em Porto Alegre. O objetivo primordial foi a mobilização da comunidade frente ao debate sobre a problemática da violência e da criminalidade e sobre as ações de prevenção e implementação das políticas públicas de segurança, procurando enfocar, neste processo, o papel do sistema criado a partir da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, que, dentre outras atribuições, executa a política de direitos humanos e segurança da Prefeitura porto-alegrense, em conjunto com o Conselho Municipal de Justiça e Segurança, Fóruns Regionais e Conselhos Comunitários.

Outra pauta do encontro foi o Observatório de Segurança de Porto Alegre. Segundo o secretário José Freitas, o setor responsável pela organização e análise de dados sobre a violência e a criminalidade local, a partir de fontes públicas de informações e pelo monitoramento da eficácia e efetividade das ações de segurança pública no município de Porto Alegre. “A implementação do Observatório representa maior conhecimento da realidade de cada região. Os estudos são focados na comunidade, e visam a identificar o perfil da violência e os fenômenos relacionados ao crime naquela localidade, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas para cada situação”, finalizou.

Também estiveram presentes na entrevista o secretário-adjunto João Helbio, o secretário do executivo do Gabinete de Gestão Integrada Leandro Quintian e o chefe operacional da Guarda Municipal, Carlos Fogasso.

Texto: Ascom – secretário José Freitas
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!