José Freitas prestigia 3º Festival do Japão

José Freitas prestigia 3º Festival do Japão

Evento faz parte das comemorações do Dia do Imigrante Japonês.

 

Porto Alegre (RS) – O vereador José Freitas (PRB) e atual secretário municipal de segurança participou na tarde do último sábado (16), da solenidade de abertura da 3ª edição do Festival do Japão do Rio Grande do Sul.  A festa ocorre na Academia da Polícia Militar (av. Aparício Borges, 2001) até este domingo, 17. O evento faz parte das comemorações do Dia do Imigrante Japonês, celebrado em 18 de agosto, conforme lei municipal.

Organizado pela Associação de Cultura Japonesa de Porto Alegre junto com a Enkyo – Associação de Assistência Nipo-Brasileira do Sul, Câmara do Comércio e Indústria Japonesa do RS, Associação das Senhoras (Funjikai) de Porto Alegre e Rojinkai (Grupo de Idosos Japoneses do RS), o Festival do Japão tem como objetivo divulgar a cultura japonesa no estado, mostrar ao público admirador da cultura nipônica os hábitos, costumes, culinária, lazer, jogos e outras práticas relacionadas ao cotidiano do povo japonês. Neste ano, o destaque é a gastronomia.

Por lei de autoria no âmbito municipal de José Freitas, enquanto vereador de Porto Alegre, e do deputado Carlos Gomes na esfera estadual, ambos do (PRB-RS) o Festival do Japão RS foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado. Isso permite que o evento possa angariar incentivo público para divulgar e promover a cultura japonesa entre os gaúchos.

Porto Alegre é cidade irmã de Kanazawa, por isso o evento também busca aproximar as culturas dos dois municípios, trazendo a culinária e especiarias típicas da cidade de Kanazawa para a capital gaúcha. “Essa é uma parceria que nos alegra muito. Buscamos nos aproximar cada vez mais de Kanazawa e da cultura dos japoneses. A sensibilidade e a solidariedade japonesas são um exemplo para todos nós”, afirmou Fortunati, que disse que Porto Alegre também estará presente na tradicional Maratona de Kanazawa.

Durante a solenidade, o presidente da comissão organizadora, Pedro Hinohara, destacou o gosto dos gaúchos pela cultura japonesa. “Desde a primeira edição, o Festival do Japão vem aproximando brasileiros e japoneses. Até mesmo os gaúchos, apreciadores de uma boa costela e do chimarrão, têm demonstrado afinidade com os nossos costumes. Hoje Porto Alegre têm mais restaurantes japoneses do que pizzarias, por exemplo”, reforçou Hinohara.

Também participaram da solenidade o cônsul do Japão no estado, Takeshi Goto, o presidente da Associação da Cultura Japonesa de Porto Alegre, Hiroshi Tanigushi, o presidente da Associação e Assistência Nipo-Brasileira do Sul – Enkyo, Milton Hiwashi, o presidente da Câmara Japonesa de Indústria e Comércio no RS, Yasuhiro Shirai, o prefeito José Fortunati, oficiais da Brigada Militar e o presidente da Câmara de Vereadores, Professor Garcia e o ex-deputado Sergio Peres do PRB.

A abertura contou com apresentações de danças, músicas e rituais típicos japoneses, da banda da Brigada Militar e grupos de Cosplay, aqueles em que as pessoas se caracterizam como seus personagens favoritos, uma prática muito comum no Japão.

Fonte e foto: Ascom – José Freitas

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest