José Freitas participa de seminário de combate à violência nas escolas

José Freitas participa de seminário de combate à violência nas escolas

O seminário teve como foco o tratamento da violência nas escolas, palestras e relatos de experiências.

 

Porto Alegre (RS) – O vereador José Freitas do (PRB-RS) e atual secretário municipal de segurança de Porto Alegre participou do Seminário “Conte até dez nas escolas”. O evento foi realizado no auditório do Ministério Público. O seminário teve como foco o tratamento da violência nas escolas, palestras e relatos de experiências. O NAP relatou o trabalho desenvolvido nos projetos “Dois caminhos, uma escolha”, “Teatro de bonecos” e outras ações preventivas na Rede Municipal de Ensino (Smed).

Os guardas municipais que integram o projeto, Régis Abrão, Juliano Padilha e Emilene Pimentel estiveram presentes e apresentaram as ações realizadas. O coordenador Abrão destacou que o trabalho se dá através de uma relação de parceria integrando professores, alunos e a comunidade local para se discutir ações preventivas de segurança e temas como: Jovens em conflito com a lei, bullying, vandalismo e pichação, oportunidades, drogadição e referências. “Visamos através das orientações a formação do desenvolvimento social”, destaca.

O Núcleo de Ações Preventivas (NAP) foi criado em 2007 com o objetivo de atuar junto à Rede Municipal de Ensino, divulgando de forma educativa a importância da atitude como prevenção à violência no ambiente escolar. Os servidores apresentam nas escolas da rede o Projeto “Dois Caminhos, Uma Escolha” aos alunos, esclarecendo os encaminhamentos de jovens em conflito com a lei, além de trazer noções básicas de direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança (ECA) e consequências sobre o uso de substâncias psicoativas (drogas), entre outras atividades.

O secretário enfatizou a importância da Guarda Municipal de realizar o trabalho social no intuito desenvolver ações preventivas de segurança para jovens e adolescentes. “A aproximação com a comunidade escolar é fundamental, pois faz com que o aluno aprenda sobre a conservação do patrimônio público da cidade e do bem comum”, finaliza.

A campanha “Conte até dez nas Escolas” já foi lançada nacionalmente. Mais do que um slogan, foi concebida como ação da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enas), ganhando espaços sociais em todo o País.

Estiveram presentes o secretário municipal de segurança José Freitas e representantes da Brigada Militar e Rede de Ensino, Deca-PC, Juizado da Infância e da Juventude e a Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

 

Texto e foto: Ascom – secretário José Freitas

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest