José Freitas participa de apresentação sobre resiliência

Republicano apoia ações durante reunião em Porto Alegre.

Publicado em 29/10/2014 - 00:00

José Freitas participa de apresentação sobre resiliência
Republicano apoia ações durante reunião em Porto Alegre

Porto Alegre (RS) – Foi realizada reunião de apresentação das ações da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) com influência para a resiliência de Porto Alegre. O evento contou com a presença do atual secretário municipal de Segurança, José Freitas vereador do PRB no RS, e ocorreu na Sala do Pleno do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da SMSEG.

Para o secretário José Freitas, as ações preventivas nas escolas são de fundamental importância no desenvolvimento do trabalho da SMSEG. “Visando a ampliar as ações nas escolas, a Segurança está focada em buscar parcerias em outros municípios para ampliar as ações já realizadas”, afirma.

O secretário-adjunto, João Helbio, complementou referindo as ações desenvolvidas pela SMSEG nos Conselhos Municipais de Justiça e Segurança (Comjus), que conta com os Fóruns Regionais de Justiça e Segurança (FRJS) como instâncias descentralizadas, são formas efetivas de análise da resiliência das comunidades. “O Comjus, junto dos FRJS, estão incluindo a comunidade nos debates sobre a segurança”, esclarece Helbio.

O programa ‘Dois Caminhos, Uma Escolha’, do Núcleo de Ações Preventivas (NAP) da Guarda Municipal (GM), também teve destaque na reunião desta quinta-feira, contando com apresentação do coordenador do NAP, Régis Abraão. Outro programa do Núcleo de Ações Preventivas é Teatro de Bonecos da ‘Turma Legal’, que realizou apresentação especial no final do evento.

Presentes ainda na reunião representantes da Assessoria Comunitária da SMSEG, Wagner Trindade e Milton Vaz, o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Leandro Quintian, e do setor de pesquisa e formação da SMSEG, Luiz Carlos Zubaran, representante da SMSEG no Grupo de Trabalho sobre resiliência. O encontro contou também com a participação de representantes do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de representantes das secretarias municipais de Direitos Humanos (SMDH), Administração (SMA), Fazenda (SMF), Governança Local (SMGL), Obras e Viação (Smov), Educação (Smed), Urbanismo (SMURB), Inovapoa e da comunidade e organização não governamental.

Cidades Resilientes

Em agosto de 2014, a Prefeitura de Porto Alegre, a Fundação Rockefeller, dos Estados Unidos, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) assinaram memorando que oficializa o projeto 100 Cidades Resilientes. É considerada uma cidade resiliente aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

Fonte e foto: Ascom – secretário José Freitas

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend