José Freitas destaca importância da Guarda Municipal de Porto Alegre

12095217_758696180920145_9018641055238665275_o

O secretário de Segurança Pública de Porto Alegre (RS) prestou homenagem aos 123 anos da Guarda Municipal e reconheceu o trabalho desenvolvida pela entidade.

 

Porto Alegre (RS) – O secretário municipal de Segurança Pública de Porto Alegre (RS), José Freitas (PRB), em razão do aniversário  da Guarda Municipal da capital gaúcha, destaca importância dos serviços prestados pela entidade e anuncia investimento na área de segurança. Vista como uma força auxiliar no sistema de segurança pública, a Guarda Municipal de Porto Alegre comemora 123 anos no próximo dia 3 de novembro, apostando na capacitação do efetivo e em tecnologia.

De acordo com Freitas, “os guardas municipais deparam-se diariamente com ocorrências de assaltos e acidentes de trânsito. Eles têm preparação e sempre atuam na prevenção”, afirma.

José FreitasOutra atuação que mereceu destaque na homenagem foi o recolhimento da modernização do sistema de alarme dos prédios públicos municipais, cujo monitoramento é feito pela Guarda Municipal. “É uma ferramenta muito eficaz e que tem possibilitado flagrantes”, observa Freitas.

O secretário explica que a vigilância por câmeras é feita pelo monitoramento direto dos agentes, que atuam no Centro Integrado de Comando (Ceic) e na Central de Monitoramento da Guarda. A vigilância é reforçada pelo compartilhamento das imagens com a Brigada Militar.

Freitas ressalta o investimento com a instalação de 38 novas câmeras pela prefeitura em dois parques de Porto Alegre. No da Redenção, o número de equipamentos subirá de 8 para 29. No Parque Marinha do Brasil passará de 6 para 9 câmeras. Os recursos aplicados ficam em torno de R$ 3 milhões.

O efetivo da Guarda Municipal é de 500 agentes, que estão distribuídos em 11 áreas da cidade. A Guarda é responsável por patrulhar e vigiar 24 horas por dia cerca de 600 locais sob responsabilidade do poder público municipal, como por exemplo 97 escolas, 140 postos de saúde, entre outros locais.

Resultado do trabalho

No primeiro semestre deste ano, a Guarda Municipal de Porto Alegre efetuou 16 prisões por pichação, furto, invasão e dano ao patrimônio público, além de desacato e depredação.

Em 2014, o número de detenções ficou em 56, sendo realizados 90.335 encaminhamentos. O número 153 é conhecido como Disque Pichação na Capital. O comandante da Guarda Municipal da Capital, Luiz Antônio Pithan, que já exerceu anteriormente o cargo, pretende otimizar o trabalho dentro dos limites constitucionais. “Prestar o melhor serviço possível”, acentua.

Em sua opinião, a adoção cada vez maior de tecnologia de ponta é irreversível. Cita como exemplo, a conjugação de monitoramento por câmera e alarme, que possibilita liberar os guardas municipais para outras ações. Antes, eles eram obrigados a ficar parados a madrugada inteira dentro de uma escola.

Segundo Pithan, o Estatuto Geral das Guardas Municipais não alterou o trabalho realizado na Capital. “A nossa Guarda é diferenciada das outras no país, devido ao atendimento de outras ocorrências no contexto da segurança pública”, explica.

Uma novidade é que o telefone 153 deverá ter ligação gratuita até o final deste ano. A Anatel deu prazo até 24 de novembro para que as operadoras de telefonia fixa e móvel programem como “serviço público de emergência” o código 153. Este é usado pelas guardas municipais de todo o país.

Atendimento a estudantes

A Guarda Municipal apresentou muitas mudanças no decorrer dos anos. Um dos exemplos é o Núcleo de Ações Preventivas (NAP). A seção foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre em 2007. O NAP atua na rede municipal de ensino e combate à violência. As divulgações são feitas de forma educativa, ressaltando a importância de atitudes positivas. Alunos e professores são atendidos em várias ações realizadas pelo projeto. Entre os programas, destaca-se o “Dois caminhos, uma escolha”, com noções básicas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os deveres e direitos dos jovens dentro do ECA.

Texto e fotos: Ascom Secretário José Freitas
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest