João Mendes realizará audiência pública para discutir criação da Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil

promulgada-lei-de-acessibilidade-para-deficientes-em-praias-joao-mendes-de-jesus-prb-acessibilidade2

Debate acontecerá neste mês no Rio de Janeiro

 

Rio de Janeiro (RJ) – O vereador João Mendes de Jesus (PRB) realizará no dia 23 de março um debate público sobre a escravidão no Brasil. O evento deve acontecer na Câmara Municipal da cidade. O parlamentar, que é negro, pretende também apresentar requerimento à Mesa Diretora para criar a Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil.

“Se o país não vai oficialmente pagar financeiramente pelos prejuízos causados ao povo brasileiro negro no decorrer de séculos, tem a obrigação moral de resgatar a imagem dessas pessoas”, explica Mendes ressaltando ainda que a sociedade negra brasileira não pode deixar cair no esquecimento sua história, culturas, dedicação ao trabalho, além de ser presença forte em todos os setores de atividade econômica e social que atuam no País.

De acordo com ele, o objetivo da Frente é resgatar a memória de milhões de homens e mulheres negros que aportaram das naus portuguesas. “Eles vieram na condição de escravos e eram cativos de uma economia baseada na exploração pura e simples de pessoas subjugadas pelo poder econômico e militar dos europeus, bem como pelas oligarquias brasileiras”, relembra o republicano.

Para João Mendes de Jesus, os negros brasileiros até hoje não são reconhecidos como pessoas com cidadania plena, pois são alvos de preconceitos de classe e de raça. “O acesso dos negros à educação, à moradia, à saúde, ao emprego e ao consumo é muito difícil porque os obstáculos são muitos e alguns são quase intransponíveis, pois as oportunidades são poucas, além de os negros não terem, tais quais aos brancos, o preparo educacional que o permita competir no mercado de trabalho e no acesso às melhores escolas e universidades”, completa o vereador.

Fonte e foto: Ascom – vereador João Mendes de Jesus
Edição Jamile Reis / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest