Itajaí realizou apenas 30 laqueaduras em cinco anos

19ª Sessão Ordinária de 2013

A vereadora já protocolou uma indicação pedindo que a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, divulgue os métodos de esterilização feitos pelo município, em especial a laqueadura

Itajaí (SC) – Disparado, a falta de vagas em creche é a maior reclamação no município de Itajaí. Além de procurar soluções para resolver esta demanda, há quem pense além. A vereadora Anna Carolina Martins (PRB) quer maior efetividade nas políticas de planejamento familiar, principalmente com relação às mulheres. Hoje, para fazer uma laqueadura as itajaienses precisam se deslocar para Penha. Isto porque, o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen se nega a realizar o procedimento. “É um absurdo esta situação em que as administradoras da unidade colocam questões religiosas à frente da saúde. E o pior é perceber que não se faz nada em relação a isto!”, reclama Anna Carolina.

Em fevereiro deste ano, um dos primeiros requerimentos apresentados pela parlamentar foi justamente pedindo explicações (tanto à Secretaria municipal de Saúde quanto ao hospital) para que informassem a realização de laqueaduras realizadas nos últimos anos. E a resposta foi assustadora: de 2008 a novembro de 2012 foram feitos apenas 30 cirurgias – sendo que nenhuma delas no Marieta.

Em contato com a vice-prefeita Dalva Rhenius, Anna Carolina foi informada que realmente há esta dificuldade com relação ao hospital, mas garantiu que o programa de planejamento familiar funciona muito bem no município.

A vereadora já protocolou uma indicação pedindo que a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, divulgue os métodos de esterilização feitos pelo município, em especial a laqueadura. “Não consigo crer que apenas 30 mulheres, num período de cinco anos, manifestaram interesse em fazer a laqueadura. Algo está errado. Se o programa funciona, mesmo eu achando que levar mulheres para realizar o procedimento em Penha não seja algo correto, então que se amplie a divulgação”, conclui.

Texto: Ascom – Câmara Municipal de Itajaí
Foto: Davi Spuldaro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest