Inscritos como doadores de medula óssea poderão ser isentos da taxa de inscrição em concursos públicos

Proposta é de autoria do vereador republicano Daniel Guerra.

Publicado em 13/2/2015 - 00:00

Inscritos como doadores de medula óssea poderão ser isentos da taxa de inscrição em concursos públicos
Proposta é de autoria do vereador republicano Daniel Guerra.

 

Caxias do Sul (RS) – As pessoas inscritas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) poderão ser isentas da taxa de inscrição em concursos públicos municipais. Assinada pelo vereador Daniel Guerra (PRB), a proposta passou em primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira (10) e deverá voltar ao plenário caxiense para votação final.

Caso o projeto de lei 150/2014 for aprovado e sancionado, para obter o referido desconto, a pessoa deverá apresentar a inscrição no Redome, no momento em que se candidatar ao concurso.

Na exposição de motivos da proposta, o republicano explica que o transplante de medula óssea é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico. O procedimento, de acordo com o parlamentar, é simples, entretanto, a compatibilidade nem sempre é fácil.

“Estima-se que a chance de encontrar um doador compatível com o receptor enfermo é, em média, de uma em 100 mil”, menciona Guerra em seu texto. Conforme o parlamentar, a intenção do projeto em debate é incentivar os participantes de concursos públicos do município que tenham condições de serem doadores voluntários a se habilitarem ao procedimento e também valorizar quem se dispõe a ajudar o próximo com um gesto que salva vidas. De acordo com Guerra, a matéria já é lei em diversos outros municípios do país.

Fonte: Ascom – Câmara Municipal de Caxias do Sul
Foto: Luiz Carlos Erbes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

Reportar Erro
Send this to a friend