IDEB: Jequiá da Praia (AL) alcança 1º lugar em Alagoas pelo terceiro ano consecutivo

IDEB: Jequiá da Praia (AL) alcança 1º lugar em Alagoas pelo terceiro ano consecutivo

Os alunos da 4ª série/5º ano foram avaliados nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, em prova objetiva aplicada em novembro de 2015

Jequiá da Praia (AL) – Pela terceira vez consecutiva, o município de Jequiá da Praia, no litoral sul do Estado de Alagoas, alcançou a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para alunos das sérias iniciais (4ª série/5º ano) no estado. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última quinta-feira (8).

O município obteve média 6,8, ultrapassando a meta do Ministério da Educação, que era 4,1. Além disso, a nota dos alunos de Jequiá da Praia foi maior que a média nacional (5,5) e da média do Estado de Alagoas, que ficou em 4,7 pontos. Os alunos da 4ª série/5º ano foram avaliados nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, em prova objetiva aplicada em novembro de 2015.

Entre as escolas participantes da avaliação feita pelo Ministério da Educação, cinco pontuaram com notas relevantes. A Escola Municipal de Educação Básica José Calazans de Medeiros alcançou nota 6;8; a Escola Municipal de Educação Básica Manoel Cotias teve nota 7,3; a Escola Municipal de Educação Básica José Bernardino, com 7,3; a Escola Municipal de Educação Básica Eutíquio Quintela, como nota 6,4; e a Escola Municipal de Educação Básica Benedito Coutinho, com nota 5,9.

marcelo-beltrao-prb-foto-cedida-16-09-16Nos últimos oito anos, o município de Jequiá da Praia vem aumentando as médias na avaliação do Ideb. Em 2010, segundo ano da gestão do prefeito Marcelo Beltrão (PRB), a nota referente ao ano de 2009 foi de 3,4. Nos anos seguintes a média foi crescendo gradativamente.

Em 2012 foi divulgado o resultado da avaliação de 2011 e, pela primeira vez, Jequiá da Praia alcançou nota máxima no Estado, com média 5,1. Em 2014, a nota referente ao ano de 2013 manteve o município em primeiro lugar no Estado, com média 5,8. Este ano, a média aumentou para 6,8, confirmando o ensino das séries iniciais de Jequiá da Praia como exemplo no Estado.

A alta pontuação da educação municipal no índice foi possível graças ao trabalho desenvolvido em equipe pela Secretaria Municipal de Educação, mostrando melhorias a cada ano, o que confirma o dedicado trabalho dos professores.

“Melhorar a educação de Jequiá da Praia era um compromisso da minha gestão e nós conseguimos, com o grande trabalho realizado por toda a equipe da Secretaria de Educação. Os resultados que conseguimos a cada ano mostra o trabalho sério realizado pela Secretaria Municipal de Educação, especialmente pelos professores, que estão na linha de frente. Este trabalho nos traz a garantia que nos próximos anos vamos conseguir melhorar a nota também com os alunos das séries finais, 8º e 9º anos, já que eles estão bem preparados. Só tenho a agradecer a toda a equipe da Educação de Jequiá, que não mede esforços para realizar um bom trabalho”, comemorou o prefeito Marcelo Beltrão.

Sobre o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep, a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo.

O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

Texto: Site Cada Minuto/AL
Foto 01: José Demétrio e Valdir Rocha / Agência Alagoas
Foto 02: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest