Gilberto Gomes Júnior quer garantir água e comida a cães abandonados de Parobé (RS)

Proposta denominada “AlimentaCão” consiste em instalar comedouros e bebedouros em áreas públicas da cidade com maior concentração de animais de rua

Publicado em 24/5/2017 - 00:00

Gilberto Gomes Júnior quer garantir água e comida a cães abandonados de Parobé (RS)
“A instalação dos comedouros é uma medida de saúde pública, pois evitará que os animais em situação de rua derrubem os lixos da cidade atrás de comida”, disse Gilberto Gomes Júnior

Parobé (RS) – A câmara municipal analisa projeto de lei do vereador Gilberto Gomes Júnior (PRB) que pretende alimentar cães e gatos em situação de abandono. O projeto denominado ‘AlimentaCão’, segundo o autor, consiste em instalar “comedouros” e bebedouros” em áreas públicas da cidade com maior concentração de animais de rua.

“Os alimentadores servirão para que o município, a comunidade em geral e demais interessados depositem ração e água para os animais. Poderão ser estudadas parcerias público-privadas para a instalação e manutenção destes alimentadores”, explicou Gilberto.

De acordo com o parlamentar republicano, na cidade existe um grande número de animais abandonados nas vias públicas e estes, na maioria das vezes, se alimentam de restos de comida encontrados nas ruas ou lixeiras da cidade. A situação, segundo o vereador, faz com que os animais contraiam doenças transmissíveis a outros animais e até mesmo aos seres humanos.

“A instalação dos comedouros é uma medida de saúde pública, pois evitará que os animais em situação de rua derrubem os lixos da cidade atrás de comida, diminuindo com isso as zoonoses e evitando que o lixo se espalhe por nossa cidade”, disse o republicano.

Ainda de acordo com Gilberto, outras cidades já adotam esta prática, que consiste na instalação de canos de PVC adaptados e transformados em recipientes de água e comida, como é o caso da cidade de Americana, São Paulo.

Os tutores para os pontos são escolhidos de acordo com localização da sua casa, já que é necessário o deslocamento pelo menos uma vez por dia para estes lugares. Os moradores interessados em ser tutores de um ponto de alimentação devem entrar em contato com o parlamentar. Estes devem se comprometer a monitorar a área ao menos uma vez ao dia.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend