Futuro de crianças de rua se limita à criminalidade e às drogas, nota Valdemir

15_10_13_municipios01_pr_futuro_de_criancas_de_rua_se_limita_a_criminalidade_e_drogas_interna

Vereador alerta que estrutura familiar precisa de atenção

 

Curitiba (PR) – Financiadas por esmolas e vendas de mercadorias nas esquinas é como as crianças se mantém nas ruas do Brasil. E se engana ainda quem pensa que essas crianças não têm família, pois apenas 8% delas são órfãs. Realidade comum em todo país que “infelizmente limita o futuro dessas crianças à criminalidade e a perdição das drogas, que é o que as ruas oferecem”, afirma o vereador Valdemir Soares (PRB), idealizador do Movimento Curitiba Te Quero Sem Drogas e presidente da Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas na Câmara Municipal.

E é nas drogas que 63% dos meninos que moram nas ruas gastam o dinheiro que recebem, como apontam os dados da plataforma digital “Rua Brasil sem número”, validada pela Universidade Federal do Ceará, por uma pesquisa nacional de amostragem realizada pelo projeto “Criança Não é de Rua”. Os motivos para estarem na rua também foram revelados: 37% são atraídos pelas drogas,23% relatam conflitos na família 9,8% fogem da miséria e 6% por cento dizem que é a violência doméstica.

“A atenção às famílias poderia diminuir a motivação desses meninos irem para as ruas”, conclui Valdemir. Ele acredita que a solução não é só recolhe-los das ruas. Para ele, visitas, como as realizadas pelo movimento Curitiba Te Quero Sem Drogas em parceria com o grupo voluntário Força Jovem nas regiões mais vulneráveis da capital, para ações de conscientização sobre o perigo das drogas, direcionam a comunidade mais carente à boas práticas. Além de estimularem para atividades esportivas e culturais reforçam para a importância dos estudos com base nos valores cristãos, proporcionando momentos de confraternização.

Campeão fora das ruas – Um exemplo de superação é de Giovanni Andrade nascido no sertão da Bahia que se tornou mendigo em São Paulo. Ele se interessou pelo esporte para se defender nas ruas, mas vestiu as luvas da coragem e hoje é campeão mundial de boxe da categoria super galo. O baiano compete no Nocaute às Drogas no dia 10 de novembro, no ginásio do Tarumã, em Curitiba às 14h. O evento é organizado pelo Movimento Curitiba Te Quero Sem Drogas e Força Jovem e vai reunir diversas lutas amadoras e profissionais de diferentes categorias de artes marciais com diversos depoimentos de jovens recuperados das drogas e da criminalidade.

Texto e fotos: Assessoria de imprensa do vereador Valdemir Soares

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest